Desde a aguardada atualização Shapella (Shanghai e Capella) do Ethereum, os stakers (usuários que realizam staking) têm retirado, em sua maioria, os lucros acumulados, mantendo o investimento inicial.
De acordo com o TokenUnlocks, mais de 95% das retiradas, mais de 172.000 ETH, foram recompensas de staking, enquanto apenas 5% corresponderam à participação original dos usuários, sinalizando que a maioria continuará participando da rede.
A permanência dos participantes afeta a segurança do Ethereum, mantida pelos depósitos de ETH, e o preço do Etherem, que ficaria sob pressão se todos corressem para vender sua participação.
- Leia também: Bolsa de valores de Londres ofertará derivativos de Bitcoin a partir do quarto trimestre do ano
Entretanto, isso pode mudar, pois há limites diários para a quantidade de ETH que pode ser sacada, e alguns usuários e entidades que desejam sacar seu principal foram colocados em uma fila.
Quase dois terços dos mais de 833.000 ETH bloqueados na fila pertencem à Kraken, conforme aponta o provedor de dados Nansen. Recentemente a Kraken cedeu à pressão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e concordou em deixar de oferecer seu produto de staking no país.
O ETH na fila representa mais de 4% dos 19,1 milhões de Ether elegíveis para retirada, incluindo recompensas de staking.
No ano passado, o Ethereum passou por uma atualização chamada The Merge, trocando seu mecanismo de consenso Proof-of-Work (PoW) por uma blockchain Proof-of-Stake (PoS), que exigia dos usuários realizarem staking de 32 ETH como garantia.
Ethereum
Essa garantia só pôde ser depositada, não retirada, até o lançamento da atualização Shapella.
O efeito da atualização no Ethereum e no preço do ETH foi amplamente debatido. Após a atualização, o Ethereum ultrapassou US$ 2.000 pela primeira vez desde maio de 2022.
Enquanto isso, as retiradas superaram os depósitos por uma pequena margem, com a quantidade de ETH em staking caindo cerca de 120.000 Ether (0,6%), segundo Nansen.
- Leia também: NFTs da Cardano despencam nos últimos 30 dias
Ainda assim, mais de 70% dos stakers de ETH estão submersos, ou seja, seu Ethereum em staking vale menos hoje do que quando foi alocado em staking, com um preço médio de US$ 2.136.
Especialistas em staking acreditam que o benefício de permitir saques superará qualquer pressão de venda a longo prazo.