A Senadora dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, propôs uma nova legislação visando combater o suposto uso indevido de moedas digitais em atividades ilegais.
Make no mistake, the bill that Senator Elizabeth Warren has introduced in the Senate and continues to gather momentum would be a de-facto ban on self-custody and P2P transactions in the United States. pic.twitter.com/WoSgoMiwyO
— NICO⚡️ (@BITVOLT) December 11, 2023
A legislação, apoiada por um grupo dentro do Comitê Bancário, representa um grande esforço para aumentar a vigilância e o controle no domínio do Bitcoin e das criptomoedas.
Warren destacou a necessidade de enfrentar o uso dessas moedas em atividades criminosas, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e evasão de sanções, através da implementação de medidas regulatórias rigorosas.
Detalhes e implicações da proposta
A proposta de Warren busca impor obrigações de relatório mais rigorosas, expandindo o escopo do Bank Secrecy Act (BSA). Isso inclui o aprimoramento dos protocolos de Conheça Seu Cliente (KYC), exigindo relatórios sobre transações envolvendo carteiras não custodiais (não hospedadas) e outras medidas.
O objetivo é eliminar ‘lacunas’ e garantir uma melhor conformidade no ambiente de ativos digitais.
A Senadora expressou satisfação com o apoio de cinco novos senadores, incluindo três do Comitê Bancário, a um projeto de lei bipartidário que ela considera a proposta mais rigorosa disponível para combater atividades ilegais no setor de criptoativos e aprimorar as capacidades regulatórias.
Reações e perspectivas futuras
Em resposta ao projeto de lei proposto, muitos indivíduos expressaram preocupações sobre o entendimento de Warren sobre o Bitcoin e ceticismo sobre a viabilidade de aplicar com sucesso tal legislação.
I read it – this is all custodian based and an attempt to control exchanges – it’s nasty but there is no way to control self custody
— MartyParty (@martypartymusic) December 11, 2023
Outros apontaram a discrepância entre o número de projetos de lei que Warren introduziu e a quantidade que realmente se tornou lei.
Reminder that Elizabeth Warren is one of the worst legislators of all time
Lifetime stats for Warren Bills:
– 305 introduced, 0 became law
– 1766 Co-sponsored, 45 became law
She’s just an IRL engagement-bait troll https://t.co/ZeNWJtBhI4
— Julian Fahrer (@Julian__Fahrer) December 11, 2023
O projeto de lei recebeu apoio de uma variedade de organizações, incluindo o Bank Policy Institute, Massachusetts Bankers Association, Transparency International U.S., Global Financial Integrity, National District Attorneys Association, Major County Sheriffs of America, Massachusetts Sheriffs’ Association, AARP, National Consumer Law Center e a National Consumers League.