Hoje à tarde uma das maiores e mais seguras Exchanges do mundo, a BINANCE, anunciou em seu site a descoberta de uma violação de segurança (https://binance.zendesk.com/hc/en-us/articles/360028031711-Binance-Security-Breach-Update)
Às 14:15h de hoje (07.05.19, horário de Brasília) foi detectada pela Exchange uma invasão em larga escala à conta de usuários, onde hackers conseguiram obter um grande número de chaves de API, incluindo códigos 2FA, e possivelmente outras informações. Foram utilizados métodos de “phishing”, vírus, e possivelmente outras formas de ataques que estão sendo investigados pela BINANCE. O ataque foi feito de forma orquestrada através de diversas contas independentes, sendo estruturado de maneira a transpor as verificações de segurança da Exchange.
Conforme informado pela BINANCE, todas as contas estão sendo rastreadas para avaliar a totalidade dos usuários afetados. Aparentemente apenas uma transação foi afetada, de uma única “Hot Wallet”, de onde foram retirados um total de 7,074.19295031 Bitcoins (https://www.blockchain.com/btc/tx/e8b406091959700dbffcff30a60b190133721e5c39e89bb5fe23c5a554ab05ea)
Este incidente coloca em estado de alerta o mundo das criptomoedas e certamente é mais um episódio negativo que deprecia a credibilidade na segurança e na utilização das moedas digitais. O certo é que existem diversas formas de armazenamento de criptomoedas, e as “Hot Wallets” mais uma vez mostram não ser as mais seguras para isto.
https://bitnoticias.com.br/wallets-as-carteiras-digitais-para-o-armazenamento-de-criptomoedas/
Apesar da perda, a BINANCE anunciou que lamenta não ter podido bloquear o ataque antes da transação ter sido executada. Todavia, uma vez feita, os sistemas detectaram a retirada ilegal e o bloquearam de forma imediata.
O que pode confortar os investidores é que a BINANCE se comprometeu a ressarcir todas as perdas utilizando o #SAFU fund, garantindo assim que nenhum usuário será lesado.
A Exchange informou que passará por uma avaliação de segurança completa por toda a próxima semana, e que incluirá todas as partes de seus sistemas dados. Para isto, todos os depósitos e retiradas estarão suspensos durante este período.
Por enquanto estas são as informações disponibilizadas pela BINANCE, e à medida que mais atualizações sejam realizadas a Exchange se compromete a manter seu site atualizado, conforme fez de forma rápida e transparente este anúncio.
Esta também alertou que continuará permitindo que os usuários realizem transações de compra e venda, todavia, sem as retiradas, uma vez que algumas contas ainda possam estar raqueadas.
A BINANCE também acredita que supostamente o preço do Bitcoin pode ser manipulado pelos hackers, mas que o incentivo para novos ataques tenha sido afetado uma vez que estão atentos às transações e que bloquearam a possibilidade de transferências entre carteiras ou retiradas das criptomoedas.
Num momento de alta e de credibilidade do mercado das criptomoedas, principalmente do Bitcoin, um ataque a uma das maiores Exchanges do mundo e à maior moeda digital certamente deixa este mercado mais polvoroso.