Cinco grandes fabricantes de automóveis, incluindo Ford e BMW, começarão no próximo mês testes de campo nos EUA para um sistema de identificação de veículos blockchain que permitirá que os motoristas paguem pedágios e multas de estacionamento automaticamente, de acordo com um relatório divulgado hoje pelo Nikkei Asian Review.
Outros fabricantes de automóveis da parceria, chamados de Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI), são Honda, General Motors e Renault.
Os veículos serão registrados na blockchain, completos com histórico de serviço e autenticação de propriedade. Isso significa que, quando os carros estão na estrada, os sistemas de emissão de bilhetes poderão identificá-los automaticamente para pagamentos como pedágios e taxas de estacionamento, sem o uso de uma etiqueta especializada.
Outros membros do MOBI, uma organização sem fins lucrativos lançada no ano passado, incluem IBM, IOTA e Bosch. O MOBI é um consórcio internacional para ajudar grandes empresas a trabalharem em blockchain juntas para o benefício de cidades inteligentes e indústrias de mobilidade. Mais da metade dos principais fabricantes de automóveis do mundo aderiram.
O novo sistema baseia-se no trabalho anterior do MOBI. A grupo lançou um padrão para sistemas de identidade de veículos baseados em blockchain em julho, que rastreia a vida útil de um veículo desde o “nascimento”, adicionando informações como histórico de propriedade e informações do produto a um livro imutável.
Em julho, Chris Ballinger, fundador e CEO do MOBI, disse: “Esperamos que esses padrões tornem os ambientes urbanos mais verdes, mais seguros e mais habitáveis, permitindo pagamentos baseados em uso para congestionamento, poluição e infraestrutura”.