A Binance e seus Tokens alavancados. Estamos de olho na treta

Em meados de janeiro deste ano a Exchange de criptomoedas Binance anunciou a listagem de Tokens alavancados (Leveraged Tokens – BULL e BEAR), em parceria com a sua criadora, a Exchange FTX.

Como de habitual, parecia que a Binance queria apenas oferecer mais um produto em sua plataforma de negociações abrindo a possibilidade para seus clientes operarem no mercado convencional de criptomoedas (spot) com uma alavancagem fixa padrão de rentabilidade.

Surpreendentemente, menos de três meses depois de listados a Binance retirou de sua plataforma de negociações esses Tokens alavancados, e a explicação para o feito deixou a comunidade cripto meio dividida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a Binance o motivo da retirada dos Tokens foi a inoperabilidade dos ativos diante do comportamento dos investidores que faziam “hold” ao invés de operações curtas com os Tokens. Ao menos assim foi publicado por CZ (CEO da Binance) em sua conta no Twitter.


Re: Excluindo tokens alavancados. Embora esses tokens raramente tenham sua liquidação, eles se desvalorizarão com o tempo, à medida que os mercados flutuam para cima e para baixo. Eles não são destinados à retenção de longo prazo. Se você tem uma perda não realizada, fazer “hold” esperando uma volta é improvável que funcione. 1/3

Conforme reportamos à época, teci comentários consideráveis a respeito da forma com a qual (e pela qual) ocorreu a exclusão dos Tokens alavancados da FTX, ressaltando entre outros, que faltou didática à Binance sobre o modelo de negociação de tais ativos.

Relembrando, comentamos que a Binance achava que apenas enviando mensagens de texto alertaria e conscientizaria seus clientes sobre a operacionalidade dos Tokens alavancados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O principal motivo da exclusão é que muitos usuários não as entendem. Mesmo com pop-ups avisando os usuários a cada vez, as pessoas ainda não o leem. Dado que eles são alguns dos tokens mais negociados ativamente, é ruim para os negócios excluí-los. Não é uma escolha fácil. Mas …

E como era de se esperar, ninguém ligou para as mensagens do CZ, conforme afirmou ele próprio; e muito menos para o problema de fazer “hold” destes ativos sem liquidação.

E a treta começou quando do nada, sem comunicado ou aviso explícito da possibilidade de exclusão dos Tokens alavancados da FTX, a Binance anunciou a retirada deles de suas operações, em um prazo de tempo ao qual eu realmente classifiquei como curto. 3 dias!

A Binance estava realmente insatisfeita com o produto da FTX, e aparentemente preocupada com os seus clientes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Proteger os usuários vem em primeiro lugar. Considerando os comentários em postagens anteriores, espero algumas queixas ainda. Se você não gostar da nossa decisão quanto a essa exclusão de registro, verifique novamente os preços desses tokens dentro de um mês e informe-nos se você ainda reclamar. Mãos dadas

Só que meses depois, mais precisamente agora em julho, eis que surge o quê na Binance?

Sim, meus caros. A Binance criou os seus próprios Tokens alavancados, agora denominados Up (alavancados pela alta do preço do ativo) e Down (alavancados pela queda do preço do ativo), e listou-os em sua plataforma nos pares BTC, ETH, ADA , e LINK.

Para os clientes que sentiram saudades da alavancagem na plataforma spot, este foi um ótimo feito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas para outros, não!

Teorias de espionagem industrial à parte, eu particularmente, não julgaria ou culparia a Binance por plágio, pois independentemente da situação, vejo o ocorrido como uma descentralização de empreendedorismo e tecnologia, e só por isto bastava.

Mas agregando conceito, lembro que a LTC é uma cópia do BTC, e creio que o Satoshi não deve ter ligado muito para isso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas esta é a minha opinião, assim como em contrapartida, bato na mesma tecla da falta de didática da Binance em relação aos seus próprios Tokens alavancados Up e Down, pois esta está utilizando a mesma ferramenta ineficaz para alertar os seus clientes sobre a problemática de “hold” dos Tokens alavancados: Mensagem de texto!

A Binance continua enviando um comunicado na sessão de mensagens dos clientes teimosos em “segurar” seus Tokens alavancados. Segue a mensagem:

De fato, agora a comunicação da Binance sobre este problema ficou um pouco mais precária.

Em relação aos Tokens alavancados da FTX, primeiramente a Binance enviava notificações de alerta a seus clientes através da plataforma de home broker (que não surtiram efeito), e posteriormente inseriu uma caixa de diálogo informativa quando seus clientes acessavam esses ativos alavancados no home broker.

Isto não está acontecendo agora com seus próprios Tokens alavancados Up e Down, o que pode levar investidores desavisados a manterem posição de swing trade ou trend following, e não de day trade nestes ativos.

Mas qual é a real problemática disto?

Conforme pontuamos na reportagem da retirada dos Tokens alavancados FTX da Binance, estes Tokens apresentavam um certo problema operacional que atrapalhava o equilíbrio de seu valor quando o ativo era mantido como “hold” por certo período mais longo de tempo.

Como era de se esperar, a Binance trouxe uma evolução neste sentido aos seus Tokens alavancados Up e Down, e agora quem paga este pato é o investidor que “segura” esses Tokens por longo tempo.

Oras, CZ! Desta forma você não está mais se preocupando se seus clientes estão perdendo dinheiro e se estão se informando sobre esta nova tecnologia, conforme você mesmo alegou como dificuldade para excluir os Tokens alavancados da FTX de sua plataforma.

E assim deu-se pano para manga para críticos tecerem teorias de conspiração sobre teorias de espionagem industrial, onde a Binance supostamente teria copiado o projeto da FTX.

Sacou?

Não por menos, a FTX incluiu um “update” em seu Artigo sobre Tokens alavancados onde aproveitou para dar umas cutucadas em sua agora não muy amiga Binance.

A Binance vai retirar os Tokens alavancados na próxima semana; você pode ver o anúncio deles aqui…

…Tokens alavancados são produtos complicados, e a Binance não deseja gerenciar a educação do usuário e o suporte a seus cliente.

FTX

…Por fim, um lembrete de que você pode encontrar uma lista de Exchanges parciais que oferecem suporte a tokens alavancados aqui, incluindo algumas novas adições!

FTX

Agora deixando a treta de lado, vamos entender o que a Binance alterou no protocolo de negociação de seus Tokens alavancados.

Conforme mostramos acima na “Notificação de Período de Holding dos Tokens Alavancados”, a Binance inseriu 3 taxas que decrescem o valor patrimonial líquido a longo prazo de seus Tokens alavancados.

Para explicar como isso funciona na prática, apresento números que falam por si.

No par BTC/USDT, no dia 27.07, na candle H1 (de 1 hora), às 19h (UTC-3), o valor do BTC atingiu seu topo em $11.394 dólares, enquanto que no dia 31.07, tb na candle H1, às 13h (UTC-3), o valor do BTC atingiu o seu topo em $11.444 dólares na Exchange Binance.

Estes números mostram que em comparação específica entre estas duas candles o preço do BTC aumentou apenas 0,43%.

Observando as mesmas candles, agora do par alavancado BTCUP/USDT, no dia 27.07 (candle H1, 19h, UTC-3), o valor do BTCUP atingiu seu topo em $14,01 dólares; enquanto que no dia 31.07 (candle H1, 13h, UTC-3), o valor do BTCUP atingiu o seu topo em $13,22 dólares.

Token alavancado BTCUP/USDT

Esta diferença de preço do BTCUP, em dólar, representou o significativo montante de -5,7% de seu valor comparativo.

Em miúdos, nos tempos gráficos mostrados como comparação, enquanto o valor do BTC ficou praticamente estável o valor do Token alavancado BTCUP diminuiu consideravelmente.

Isto mostra que com o passar do tempo, em condições estáveis de preço ou em vieses de seguimento de valor para cima ou para baixo, os Tokens alavancados Up e Down da Binance tendem a reajustar o seu valor a fim de equivaler o sistema de compensação e equilíbrio de liquidez destes ativos.

Assim, o investidor deve ter em mente que os Tokens alavancados da Binance possuem um sistema de correção intrínseco que modula seu valor sem que supostamente seus investidores percebam.

Nós percebemos!

Mas aparentemente resolveu o problema, pois agora se o investidor segurar o Token alavancado enquanto ele não oscila de valor ele terá um ativo que se auto-desvalorizará. E se o preço for para o “lado errado” sem stop, o choro é livre!

Resumo da Treta

Sardinha que dorme o mercado leva; o CZ tem mais coisas a fazer que ficar ensinando manejo de risco e trade para sardinha; e a FTX foi sardinha ao deixar suas ovas para a baleia criar.

Quanta sardinhagem, não?

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile