Publicidade

Como funciona a Blockchain? – parte 1

Por Bruna Grybogi
Medium

A tecnologia Blockchain é provavelmente a melhor invenção desde a própria internet. Permite a troca de valores sem a necessidade de confiar em terceiros ou em uma autoridade central. Imagine que você e eu apostamos US $ 50 em como vai estar o clima de amanhã em São Paulo. Aposto que vai fazer sol, você que vai chover. Hoje, temos três opções para gerenciar esta transação:

  1. Nós podemos confiar um no outro. Chuvoso ou ensolarado, o perdedor dará US $ 50 ao vencedor. Se somos amigos, essa pode ser uma boa maneira de gerenciá-lo. No entanto, amigos ou estranhos, um pode facilmente não pagar o outro.
  2. Podemos transformar a aposta em um contrato. Com um contrato em vigor, ambas as partes estarão mais propensas a pagar. No entanto, se um dos dois decidir não pagar, o vencedor terá que pagar dinheiro adicional para cobrir as despesas legais e o processo judicial poderá demorar muito tempo. Especialmente para uma pequena quantia em dinheiro, essa não parece ser a maneira ideal de gerenciar a transação.
  3. Podemos envolver um terceiro neutro. Cada um de nós dá US $ 50 a terceiros, que fornecerão o valor total ao vencedor. Mas ei, ela também poderia fugir com todo o nosso dinheiro. Então, acabamos com uma das duas primeiras opções: confiança ou contrato.

Nem a confiança nem o contrato são uma solução ideal: não podemos confiar em estranhos, e fazer cumprir um contrato exige tempo e dinheiro. A tecnologia blockchain é interessante porque nos oferece uma terceira opção que é segura, rápida e barata.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Blockchain nos permite escrever algumas linhas de código, um programa em execução na blockchain, para o qual nós enviamos US $ 50. Este programa manterá os US $ 100 em segurança e verificará automaticamente o clima de amanhã em várias fontes de dados. Ensolarado ou chuvoso, ele transferirá automaticamente todo o valor para o vencedor. Cada parte pode verificar a lógica do contrato e, uma vez executado no blockchain, não pode ser alterado ou interrompido. Isso pode ser muito esforço para uma aposta de US $ 50, mas imagine vender uma casa ou uma empresa.

Este artigo explica como a blockchain funciona sem discutir os detalhes técnicos em profundidade, mas apenas raspando a suficiente para lhe dar uma idéia geral da lógica e dos mecanismos subjacentes.

O básico do Bitcoin

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Cortesia do autor

A aplicação mais conhecida e discutida da tecnologia blockchain é o Bitcoin, uma moeda digital que pode ser usada para trocar produtos e serviços, assim como o dólar dos EUA, o euro, o yuan chinês e outras moedas nacionais. Vamos usar esse primeiro aplicativo da tecnologia blockchain
para aprender como funciona.

“O Bitcoin nos dá, pela primeira vez, uma maneira de um usuário da Internet transferir uma parte única de propriedade digital para outro usuário da Internet, de modo que a transferência seja garantida e segura, todos sabem que a transferência ocorreu, e ninguém pode contestar a
legitimidade da transferência. As consequências desse avanço são difíceis de exagerar.”
, Marc Andreessen

Um Bitcoin é uma única unidade da moeda digital Bitcoin (BTC). Assim como um dólar, um Bitcoin não tem valor por si só; só tem valor porque concordamos em negociar bens e serviços para colocar mais da moeda sob nosso controle e acreditamos que outros farão o mesmo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para acompanhar a quantidade de Bitcoin que cada um de nós possui, o blockchain usa um livro razão chamado Ledger, um arquivo digital que rastreia todas as transações de Bitcoin.

Arquivo simplificado – Bitcoin ledger

O Ledger não é armazenado em um servidor de entidade central, como um banco ou em um único datacenter. Ele é distribuído em todo o mundo através de uma rede de computadores particulares que armazenam dados e executam cálculos. Cada um desses computadores representa um “nó”ou “node” da rede blockchain e possui uma cópia do arquivo contábil.

Se David quiser enviar Bitcoins para Sandra, ele transmite uma mensagem para a rede dizendo que a quantidade de Bitcoin em sua conta deve diminuir em 5 BTC e que a quantidade na conta de Sandra deve aumentar na mesma quantidade. Cada node da rede receberá a mensagem e aplicará a transação solicitada à sua cópia do livro-razão, atualizando os saldos da conta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mensagem de requisição de transação simplificada

O fato de o ledger ser mantido por um grupo de computadores conectados e não por uma entidade centralizada como um banco tem várias implicações:
● Em nosso sistema bancário, conhecemos apenas nossas próprias transações e saldos de contas; na blockchain, todos podem ver as transações de todos os outros.
● Embora geralmente você possa confiar no seu banco, a rede Bitcoin é distribuída e, se algo der errado, não há suporte técnico para ligar ou alguém para processar.
● O sistema blockchain é projetado de tal maneira que nenhuma confiança é necessária; segurança e confiabilidade são obtidas através de funções e códigos matemáticos especiais.

A continuação deste artigo será publicada amanhã no BitNotícias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este artigo foi desenvolvido por Michele D’Aliessi e traduzido para o portal BitNotícias.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile