Publicidade

Como funciona a blockchain? – parte 5

Por Bruna Grybogi
Medium

Para ler a parte 4, clique aqui.

As transações no sistema de blockchain Bitcoin são protegidas por uma corrida matemática: qualquer invasor está competindo contra toda a rede.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vamos ver como Mary poderia aproveitar essa ambiguidade de fim de cadeia para realizar um ataque de gastos duplos. Mary envia dinheiro para John, John envia o produto para Mary. Como os nós sempre adotam a cauda mais longa como as transações confirmadas, se Mary pudesse gerar uma cauda mais longa que contenha uma transação reversa com as mesmas referências de entrada, John estaria sem tanto dinheiro quanto seu produto.

O ataque de gastos duplos de Mary

Como o sistema evita esse tipo de fraude? Cada bloco contém uma referência ao bloco anterior. Essa referência faz parte do problema matemático que precisa ser resolvido para espalhar o seguinte bloco na rede. Portanto, é extremamente difícil pré-calcular uma série de blocos devido ao alto número de suposições aleatórias necessárias para resolver um bloco e colocá-lo na blockchain. Mary está em uma corrida contra o resto da rede para resolver o problema de matemática que lhe permite colocar o próximo bloco na cadeia. Mesmo que ela o resolva antes de qualquer outra pessoa, é muito improvável que ela consiga resolver dois, três ou mais blocos seguidos, pois cada vez que ela está competindo contra toda a rede.

Mary poderia usar um computador super rápido para gerar suposições aleatórias suficientes para competir com toda a rede na solução de blocos? Sim, mas mesmo com um computador muito, muito rápido, devido ao grande número de membros na rede, é altamente improvável que Mary
possa resolver vários blocos seguidos no tempo exato necessário para realizar um ataque de gasto duplo.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Ela precisaria controlar 50% da capacidade de computação de toda a rede para ter 50% de chance de resolver um bloco antes que outro nó o faça – e mesmo nesse caso, ela teria apenas 25% de chance de resolver dois blocos seguidas. Quanto mais blocos forem resolvidos seguidos, menor a probabilidade de seu sucesso. As transações no sistema blockchain do Bitcoin são protegidas por uma corrida matemática: qualquer invasor está competindo contra toda a rede.

Portanto, as transações ficam mais seguras com o tempo. Os incluídos em um bloco confirmado uma hora atrás, por exemplo, são mais seguros do que os incluídos em um bloco confirmado nos últimos 10 minutos. Como um bloco é adicionado à cadeia a cada 10 minutos, em média, uma transação incluída em um bloco pela primeira vez há uma hora provavelmente foi processada e agora é irreversível.

Segurança de transações blockchain

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para ler a quarta parte deste artigo, clique aquiA continuação será publicada amanhã no BitNotícias.

Este artigo foi desenvolvido por Michele D’Aliessi e traduzido para o portal BitNotícias.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile