Publicidade

Como funciona a blockchain? – parte 6

Por Bruna Grybogi
Medium

Para ler a parte 4, clique aqui.

Benefícios e desafios da Blockchain

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora que você tem um entendimento geral de como o blockchain funciona, vamos dar uma rápida olhada no porquê de ser tão interessante.

Usar a tecnologia blockchain tem benefícios notáveis:

  • Você tem controle completo do valor que possui; não há terceiros que detenham seu valor ou que possam limitar seu acesso a ele.
  • O custo para realizar uma transação de valor de e para qualquer lugar do planeta é muito baixo. Isso permite micropagamentos.
  • O valor pode ser transferido em alguns minutos e a transação pode ser considerada segura após algumas horas, em vez de dias ou semanas.
  • Qualquer pessoa a qualquer momento pode verificar todas as transações feitas na blockchain, resultando em total transparência.
  • É possível alavancar a tecnologia blockchain para criar aplicativos descentralizados, capazes de gerenciar informações e transferir valor de maneira rápida e segura.

No entanto, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As transações podem ser enviadas e recebidas anonimamente. Isso preserva a
privacidade do usuário, mas também permite atividades ilegais na rede.

  • As transações podem ser enviadas e recebidas anonimamente. Isso preserva a privacidade do usuário, mas também permite atividades ilegais na rede.
  • Embora muitas plataformas de câmbio estejam surgindo e as moedas digitais estejam ganhando popularidade, ainda não é fácil trocar Bitcoins por bens e serviços.
  • O Bitcoin, como muitas outras criptomoedas, é muito volátil: não há muitos Bitcoins disponíveis no mercado e a demanda está mudando rapidamente. O preço do Bitcoin é irregular, mudando com base em grandes eventos ou anúncios no setor de criptomoedas.

No geral, a tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar várias indústrias, da publicidade à distribuição de energia. Seu principal poder reside na natureza descentralizada e na capacidade de eliminar a necessidade de confiança.

Novos casos de uso estão surgindo o tempo todo – como a possibilidade de criar uma plataforma totalmente descentralizada que executa contratos inteligentes como a Ethereum. Mas é importante lembrar que a tecnologia ainda está em sua infância. Novas ferramentas estão sendo desenvolvidas todos os dias para melhorar a segurança da blockchain, oferecendo uma gama mais ampla de recursos, ferramentas e serviços.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este artigo foi desenvolvido por Michele D’Aliessi e traduzido para o portal BitNotícias.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile