Cientistas e pesquisadores estão começando trabalhar em computadores quânticos , em tese, poderosos o suficiente para quebrar algoritmos cripto. Usando conceitos da física quântica, que ao contrário da física clássica, onde tudo se comporta de maneira previsível, não há garantia que cálculos e medições sejam precisos, engenheiros e cientistas computacionais estão desenvolvendo computadores quânticos que tornarão os nossos atuais computadores obsoletos.
Os computadores desenvolvidos aproveitando as leis da mecânica quântica serão exponencialmente mais poderosos que os nossos mais avançados e modernos computadores. Ao contrário dos computadores convencionais, que usam bits que representam “0” ou “1”, os computadores quânticos usam qubits, que podem representar “0”, “1”, ou alternar entre os dois valores e inclusive ser ambos ao mesmo tempo. Isso representa que enquanto quatro bits de um computador normal oferecem 16 combinações
binárias, podendo ser apenas uma delas por vez, quatro qubits podem ser as 16 combinações ao mesmo tempo em paralelo.
Como os qubits podem alterar entre seus valores, podendo ser todos simultaneamente, eles permitem que computadores calculem cálculos complexos muito mais rápido que qualquer outro computador. Na teoria, enquanto um computador convencional levaria mais de meio bilhão de ano para poder quebrar a criptografia do Bitcoin, por exemplo, um computador quântico levaria apenas 10 minutos para realizar essa função.
Apesar do poder de processamento do computador quântico ser suficiente para quebrar a criptografia das principais criptomoedas, grandes nomes da comunidade cripto falam que não há necessidade de entrar em pânico no momento. De acordo com Andreas Antonopolous, host do podcast Let’s Talk Bitcoin e Mestre em Ciências de Moedas Digitais da Universidade de Nicosia, os atuais modelos de computadores quânticos não são poderosos o suficiente para quebrar criptografias robustas como a do Bitcoin.
O co-fundador da Ethereum, VItalik Buterin, também acredita que os computadores quânticos atuais, como o anunciado pelo Google, não são fortes o suficiente. Para o criador da ETH, o computador quântico do Google é apenas uma prova de conceito, e não uma tecnologia totalmente acabada. Além disso, Buterin comenta que a computação quântica não servirá apenas para quebrar a criptografia, mas sim, para ajudar no desenvolvimento de uma blockchain mais poderosa. Ele ainda afirmou que já há planos para atualizar a blockchain da Ethereum para que ela seja mais resistente à computadores quânticos.
E mesmo que estejamos seguros no momento, a indústria cripto já está se atualizando, blockchains resistentes a tecnologia quântica já estão sendo desenvolvidas como a Praxxis e a QAN.