Publicidade

Memecoins, a ‘Teoria do Mais Tolo’ e a explosão de irracionalidade

Por Jorge Siufi
Foto: Tradingview

O perfil Excavo, analista na plataforma de dados Tradingview, fez uma postagem contendo uma suposição interessante associando as memecoins e a ‘Teoria do Mais Tolo’.

Em sua postagem, Excavo associa o gráfico histórico de quatro memecoins: Dogecoin (DOGE), Shiba Inu (SHIB), Pepecoin (PEPE) e Floki (FLOKI) e faz um analogia ao que chamou de ‘Apresentando a perspectiva da Meme-Coin: descobrindo a arte da loucura’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No final de sua postagem o analista pergunta: ‘Poderia você, por sua vez, se tornar esse mesmo tolo?’. Para ‘se autorresponder a esta pergunta’, caros leitores, vamos primeiro entender todo o contexto da postagem.

A Teoria do Mais Tolo

A Teoria do mais tolo é uma expressão amplamente usada no mercado de renda variável, e está associada à possibilidade de se ganhar dinheiro comprando um ativo supervalorizado porque sempre haverá alguém ‘mais tolo’ do que você afim de comprar aquele ativo por um preço mais alto.

Obviamente que esta teoria apenas é válida para aquele investidor que conseguir vender o ativo por um preço mais alto do que comprou, caso contrário, ele continuará sendo ‘o tolo da vez’.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Habitualmente esta ‘infame’ teoria é mais aplicada às ‘bolhas financeiras’, entretanto, vale lembrar que o que mais existe dentro do mercado de criptoativos são ‘hypes’ e/ou bolhas financeiras.

Esses acontecimentos de normalmente acontecem em eventos de bolhas financeira, pois promovem uma ‘explosão de irracionalidade’ em que o preço de um ativo sofre alta volatilidade e extrapola um valor intrínseco supostamente razoável para aquele ativo.

Dois casos marcantes na história da economia mundial envolvem a ‘mania das tulipas’, no século 17, e a bolha das ‘ponto com’ (.com), que ocorreu mais recentemente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alguém mais tolo vai comprar a sua memecoin?

No texto intitulado ‘Apresentando as perspectivas das Meme-Coin: descobrindo a arte da loucura’, o perfil Excavo divaga sobre o preço de memecoins e a ‘Teoria do Mais Tolo’.

Excavo faz a seguinte suposição: ‘Imagine o seguinte: você adquire conscientemente algo aparentemente sem valor, totalmente ciente de que um tolo maior surgirá para comprá-lo por um preço mais alto. Em termos mais simples, você antecipa alguém comprando ansiosamente um invólucro desnecessário a um custo exorbitante’.

E assim indaga: ‘O que está reservado para quem embarcar nessa empreitada?’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na tese do analista, ”o fascínio decorre de testemunhar numerosos indivíduos acumulando fortunas do nada. Como resultado, uma mistura ardente de FOMO e curiosidade envolve os corações dos espectadores, obrigando-os a mergulhar impulsivamente no reino das memecoins’.

De acordo com Excavo, os investidores possuem o anseio de ‘imitar o triunfo de outra pessoa ou, talvez, adquirir uma memecoin que foi revendida inúmeras vezes, agora subindo em seu zênite’.

Para o analista, é curioso que os investidores exaltem as virtudes desse tokens, mas quando perguntados sobre tais virtudes, estes costumam ser ‘retumbantes’ e dizerem: ‘alguém vai comprar’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, Excavo indaga qual é a diferença de investir em uma memecoin com a de apostar em um cassino.

‘Em conclusão, a questão permanece: pode-se realmente lucrar ao abraçar a Teoria do Grande Tolo, apostando na existência de um tolo disposto a pagar um preço mais alto? A resposta retumbante é sim’, disse.

‘No entanto, pare por um momento e reflita: você poderia, por sua vez, se tornar esse mesmo tolo?’, completou.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile