Publicidade

Como funciona a blockchain? – parte 3

Por Bruna Grybogi
Medium

Para ler a parte 2, clique aqui.

Como acompanhar seu saldo da Wallet

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cada nó na blockchain está mantendo uma cópia do razão. Então, como um nó conhece o saldo da sua conta? O sistema blockchain não mantém o controle dos saldos das contas; ele registra apenas todas as transações que são verificadas e aprovadas. O razão, na verdade, não controla os saldos, apenas registra todas as transações transmitidas na rede Bitcoin (Fig. Blockchain Ledger). Para determinar o saldo da sua carteira, você precisa analisar e verificar todas as transações que já ocorreram em toda a rede conectada à sua carteira.

Blockchain Ledger

Essa verificação de “saldo” é realizada com base em links para transações anteriores. Para enviar 10 Bitcoins para John, Mary precisa gerar uma solicitação de transação que inclui links para transações recebidas anteriores que somem pelo menos 10 Bitcoins. Esses links são chamados de “entradas” ou “inputs”. Os nodes da rede verificam a quantidade e garantem que essas entradas ainda não foram gastas. De fato, toda vez que você faz referência a entradas em uma transação, elas são consideradas inválidas para qualquer transação futura. Tudo isso é realizado automaticamente na carteira de Mary e verificado pelos nós da rede Bitcoin; ela envia apenas uma transação de 10 BTC para a carteira de John usando sua chave pública.

Estrutura de solicitação de transação de Blockchain

Então, como o sistema pode confiar que as transações de entrada são válidas? Ele verifica todas as transações anteriores correlacionadas à carteira que você usa para enviar Bitcoins por meio das referências de entrada. Para acelerar o processo de verificação, um registro especial de
transações não gastas é mantido pelos nós da rede. Graças a essa verificação de segurança, não é possível gastar Bitcoins duas vezes.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

Possuir Bitcoins significa que existem transações escritas no ledger que apontam para o endereço da sua carteira e ainda não foram usadas como entradas. Todo o código para realizar transações na rede Bitcoin é de código aberto; isso significa que qualquer pessoa com um laptop e uma conexão à Internet pode operar transações. No entanto, se houver um erro no código usado para transmitir uma mensagem de solicitação de transação, os Bitcoins associados serão perdidos permanentemente.

Lembre-se de que, como a rede não é centralizada, não há suporte ao cliente para ligar nem ninguém que possa ajudá-lo a restaurar uma transação perdida ou a senha esquecida da carteira. Por esse motivo, se você estiver interessado em fazer transações na rede Bitcoin, é uma boa idéia usar o código-fonte aberto e a versão oficial do software da carteira Bitcoin (como o Bitcoin Core) e armazenar a senha ou chave privada da sua carteira de maneira muito segura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para ler a segunda parte deste artigo, clique aquiA continuação será publicada amanhã no BitNotícias.

Este artigo foi desenvolvido por Michele D’Aliessi e traduzido para o portal BitNotícias.

Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile