Economista vencedor do Prêmio Nobel previa Bitcoin há quase 30 anos

Quase trinta anos atrás, o economista, estatístico e escritor Milton Friedman, vencedor de um Prêmio Nobel, comentava sobre seu sonho de um dia um computador controlar o dinheiro. Assustadoramente, nessa entrevista, Friedman previa uma das tecnologias mais disruptivas da atualidade, o Bitcoin, 18 anos antes de ele ser inventado. 

Twitter: @Bitcoin

De fato, Friedman foi um homem a frente de seu tempo, naquela época, o economista já era um ferrenho opositor das políticas keynesianas norte-americanas. Nesta época, o escritor já defendia seu ponto de vista macroeconômico, chamado de “monetarismo”, enquanto criticava a Federal Reserve.

Para o estatístico, o mundo seria um lugar melhor sem o FED. Friedman defendia um sistema financeiro automático que expandisse lentamente e constantemente a oferta monetária. Curiosamente, o economista já previa a emissão indiscriminada de dinheiro que o FED vem praticando para tentar sanar os problemas econômicos trazidos pela pandemia. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Moeda digital já era uma realidade bem antes do Bitcoin

Contudo, Friedman não foi o primeiro a falar sobre um dinheiro digital, ou uma moeda controlada por um computador. Nem tampouco, o Bitcoin foi a primeira moeda digital. 

Alguns anos antes da famigerada entrevista de Friedman, David Chaum lançou o DigiCash, primeira moeda digital a fazer uso de criptografia. Quando foi lançado, em 1989, o DigiCash também introduziu o conceito de chaves públicas e privadas. Entretanto, embora o projeto tenha de pequenos grupos que defendiam o uso de uma moeda digital que poderia ser transferida internacionalmente livre do controle do governo, ele não vingou. 

Ainda assim, Friedman naquela época já sabia da necessidade de uma moeda digital que não fosse usada para moldar a política a bel-prazer. Naquele mesmo ano ele previu que, “uma coisa que ainda nos falta e que desenvolveremos em breve é ​​o e-cash confiável – um método pelo qual o dinheiro pode ser transferido de A para B na Internet sem A conhecer B e vice-versa“.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desta forma, pode-se concluir que o Bitcoin é realização de apenas uma das previsões e sonhos de Friedman. Contudo, resta-nos saber se o seu segundo desejo um dia se tornará realidade. A julgar pelos últimos passos do órgão, podemos ter uma pequena noção.  

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile