Com o sucesso da primeira edição do ETHSamba Hackathon, que reuniu 258 participantes no Rio de Janeiro e resultou em 35 projetos inovadores, a equipe ETHSamba anunciou a segunda edição do evento, de 22 a 24 de março, no RJ.
O propósito da ETHSamba é distribuir e acelerar os retornos que essa tecnologia pode oferecer a nível local e irrestrito ao mercado financeiro – como produtos pro turismo, serviços de carona, serviços de correio, entrega de comida e transporte de carga.
Segundo os organizadores, o evento deve reunir 500 participantes, incluindo estudantes e empreendedores, que formarão até 80 equipes. Essas equipes podem participar da trilha de bootcamp ou optar por workshops de nível avançados sobre Ethereum e suas interfaces. São mais de 40 horas de desenvolvimento de projetos, com um total de US$ 20.000 em prêmios.
“Agradecemos aos parceiros do ano passado, como ETHKipu, Fuel Labs e Metamask, e damos as boas-vindas aos patrocinadores de 2024: Scroll, Near, Ledger, Intmax, ESP e Chainlink”, destacaram os organizadores.
Hackathon
Um hackathon é um evento de colaboração intensiva e criativa, geralmente realizado ao longo de um dia ou vários dias, onde programadores, designers, especialistas em negócios e outras pessoas interessadas se reúnem para desenvolver projetos de software ou hardware.
O termo “hackathon” deriva das palavras “hack” (no sentido de programação criativa e habilidosa) e “marathon” (maratona), indicando a natureza intensiva e contínua do evento. Durante um hackathon, os participantes trabalham em equipes para criar soluções para problemas específicos ou desenvolver projetos de seu interesse, geralmente seguindo um tema ou desafio proposto pela organização do evento.
Os hackathons podem ser organizados por empresas, instituições educacionais, comunidades de desenvolvedores ou grupos de interesse em tecnologia. Eles podem abordar uma ampla variedade de áreas, desde aplicativos móveis e softwares empresariais até dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e projetos de código aberto.
Durante o hackathon, os participantes têm a oportunidade de colaborar, compartilhar conhecimentos e habilidades, aprender com os outros e experimentar novas tecnologias e ferramentas. Muitos eventos também oferecem palestras, workshops e mentoria para ajudar os participantes a desenvolver suas ideias e aprimorar suas habilidades técnicas.
Ao final do hackathon, as equipes geralmente apresentam seus projetos para um painel de juízes, que avaliam a criatividade, a viabilidade técnica, a inovação e outros aspectos das soluções desenvolvidas. Prêmios podem ser concedidos às equipes vencedoras, mas o principal objetivo do hackathon é promover o aprendizado, a colaboração e a inovação na comunidade de tecnologia.