No último domingo (02), Sergey Ivancheglo, conhecido como Come-From-Beyond, co-fundador da IOTA, anunciou em seu Twitter que havia rompido seus vínculos profissionais com David Sønstebø, também co-fundador da empresa, além de acusá-lo de ter roubado 25 trilhões de IOTA. O tweet de CFB chamou atenção da comunidade, pois ocorreu cerca de um dia após a empresa anunciar estar trabalhando em um projeto secreto denominado JINN.
Posteriormente ao anúncio de CFB e várias acusações contra sua pessoa, Sønstebø publicou uma carta aberta direcionada à comunidade IOTA. No documento, David fez um breve resumo de sua relação com CFB, e em como Ivancheglo havia sido displicente com toda a equipe.
Sønstebø também acusou CFB de ter abandonado o desenvolvimento da IOTA para se dedicar a Paracosm, um jogo de realidade virtual em que CFB atualmente vem trabalhando. Além disso, segundo Sønstebø, Ivancheglo liquidou suas cotas da IOTA, fazendo o preço da moeda se manter baixo. De fato, isso foi confirmado pelo próprio CFB no Discord.
Possível fraude e comunidade enfurecida
Toda esta confusão resultou na comunidade desconfiada se o rompimento entre os dois poderia indicar um exit scam. De fato, um usuário do Twitter chamado @00xou reuniu fragmentos de conversas que apontam para uma possível fraude.
Em um dos fragmentos, surpreendentemente, Sønstebø afirma que o novo projeto JINN já faliu, e CFB está louco. A afirmação de David deixou os apoiadores e financiadores do projeto em fúria, questionando de onde teria vindo o valor exigido por CFB. Segundo afirmações de Sønstebø, a IOTA AS, uma entidade privada, teria ficado com 65 Ti, cerca de US$ 20 milhões, de tokens não reivindicados.
As evidências de fraudes continuam a surgir pela web, porém ambos os sócios pararam de comentar o assunto, pelo menos por ora.
O anúncio do JINN, o projeto secreto da IOTA, fez com que o valor da criptomoeda disparasse no momento do anúncio. Entretanto após a troca de acusações dos principais sócios, a moeda começou a desvalorizar, acumulando uma queda de quase 4% apenas hoje.