O Internal Revenue System (IRS), responsável pela fiscalização tributária nos EUA, apresentou o possível novo layout do formulário de imposto de renda de 2020. Contudo, o novo formulário trás um novo campo que pede para que o contribuinte declare se ele possuiu alguma criptomoeda ao longo do ano.
De fato, mais especificamente, o formulário 1040 pergunto ao contribuinte se “em algum momento durante 2020, você recebeu, vendeu, enviou, trocou ou adquiriu qualquer interesse financeiro em qualquer moeda virtual?”. Assim, claramente o IRS está apertando o cerco contra os cidadãos que mantém posse sobre algum criptoativo.
Entretanto isso não é novidade. Em outubro passado, o órgão já havia emitido novas diretrizes relacionadas à tributação de criptomoedas. Na época, as diretrizes foi anunciada para facilitar a declaração de impostos para detentores de ativos digitais. Já em dezembro, o IRS sugeriu três maneiras para que o contribuinte que possui criptoativos continue em dia com suas obrigações.
Apesar disso, em fevereiro essas diretrizes foram consideradas ambíguas e incômodas, pela US Government Accountability Office (GAO). Assim, em março o IRS anunciou que iria trazer uma robusta aplicação de impostos sobre moedas digitais em 2020. Na época foram convidados grandes nomes do setor para participar da cúpula de impostos sobre criptmoedas.
Desta forma, o IRS está evidentemente avançando em seu plano de desenvolver diretrizes para o imposto de renda de criptoativos. De fato, o órgão parece possuir certa urgência no desenvolvimento, considerando que inclusive seus próprios funcionários do GAO já admitiram que as leis atuais “não são ideais”.