O mercado de criptomoedas enfrenta uma potencial reviravolta em 2024, com a iminente implementação das novas regulamentações da União Europeia (UE) conhecidas como MiCA. Essas regulamentações exigirão que todas as exchanges que operam na UE retirem de suas listas as stablecoins cujos emissores não possuam licenças de Instituição de Dinheiro Eletrônico (EMI, na sigla em inglês).
O desafio aqui reside no fato de que essas licenças serão praticamente inatingíveis para as stablecoins, pois os requisitos incluem medidas eficientes de controle de riscos, verificação de identidade (KYC) dos usuários e, o mais importante, obrigações de auditoria externa.
Stablecoins como Tether há anos se recusam a cumprir essas obrigações, pois dizem que isso poderia afetar os ativos da empresa
Isso significa que stablecoins como Tether, USD Coin, Binance Coin, TrueUSD e muitas outras que não cumpram esses requisitos poderão ser retiradas das exchanges ou levar à suspensão das operações das exchanges para os membros da UE devido à não conformidade regulamentar.
Marina Parthuisot, chefe jurídica da Binance France, declarou nesta quinta, 21 que, uma vez que nenhum projeto foi aprovado até o momento, “estamos caminhando para a retirada de todas as stablecoins na Europa em 30 de junho”.
Alta em risco
Independentemente do desfecho, essa situação coloca o mercado de criptomoedas em uma posição desafiadora. Como tem sido o caso nos últimos anos, as stablecoins desempenham um papel fundamental na inflação artificial dos preços, especialmente do Bitcoin. Com o destino dessas stablecoins incerto, isso pode potencialmente desencadear outra recessão no mercado.
A preocupação central é como essa possível proibição das stablecoins na Europa pode afetar o tão aguardado halving do Bitcoin em 2024. O halving é um evento programado que reduz pela metade as recompensas dos mineradores, historicamente impulsionando a valorização do Bitcoin.
No entanto, o sucesso do halving depende em grande parte da liquidez do mercado, e as stablecoins desempenham um papel crucial nesse aspecto. Com a incerteza sobre o futuro dessas criptomoedas, a capacidade do mercado de manter seu nível de liquidez pode ser prejudicada.