Publicidade

Apenas 0,6% dos validadores de ETH optaram por retirar até agora

Por Luciano Rodrigues
Foto: Yayimages

Com a iminente atualizaçãoShapella do Ethereum, dados do IntoTheBlock revelam que apenas 0,6% dos validadores da rede planejam retirar seus ativos em staking após o hard fork.

Deste modo o número contraria a ‘enorme’ pressão de venda apontada por analistas que seria ativada com a liberação do ETH em staking.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme divulgado pelo provedor de inteligência, apenas 3.614 dos 562.717 validadores do Ethereum optaram por retirar sua participação em 10 de abril. A atualização do Shapella será lançada hoje, 12 de abril, no bloco 6209536.

O Shapella é uma continuação da famosa atualização The Merge, que ocorreu em setembro de 2022 e mudou o mecanismo de consenso da Ethereum de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (Pos), considerado mais eficiente em termos de energia.

A atualização combina as atualizações “Shanghai” e “Copella”, permitindo retiradas de staking de ETH nas camadas de execução e consenso da Ethereum, respectivamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ethereum

Esta será a primeira vez que os usuários poderão retirar sua participação desde o lançamento da Beacon Chain em dezembro de 2020. O contrato de staking do Ethereum mostra que mais de 18,14 milhões de ETH, no valor de mais de US$ 34,7 bilhões, estão atualmente em staking na rede, o que representa aproximadamente 15% de todo o ETH em circulação.

Havia preocupações de que a liberação desses fundos para retirada pudesse provocar uma queda no mercado, já que investidores que, de outra forma, já teriam sacado seus recursos poderiam fazê-lo agora.

No mês passado, a exchange de criptomoedas Coinbase previu um grande volume de solicitações de retirada assim que a atualização fosse lançada, o que poderia levar “semanas a meses” para ser totalmente processado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após o The Merge em setembro, o preço do Ethereum caiu imediatamente após o bombeamento inicial em antecipação à atualização. No entanto, a pequena porcentagem de validadores que optaram por retirar sua participação sugere que a maioria dos usuários não está com pressa para resgatar seus fundos.

A atualização do Shapella representa um marco importante no desenvolvimento contínuo do Ethereum, e seu impacto no mercado será observado de perto pelos investidores e analistas.

Ainda assim, a baixa porcentagem de validadores que planejam retirar sua participação pode ser um sinal de confiança no futuro da rede e na viabilidade de longo prazo do sistema de prova de participação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile