Publicidade

Apesar da alta, dados apontam que holders de Bitcoin ainda estão no prejuízo

Por Luciano Rodrigues
Foto: Unsplash

Embora o valor do Bitcoin (BTC) tenha quase dobrado ao longo deste ano, os indicadores on-chain sugerem que os detentores, em sua maioria, não estão conseguindo lucrar.

O Spent Output Profit Ratio (SOPR) do Bitcoin, uma métrica que tenta avaliar se os BTCs estão atualmente mais valiosos do que quando foram transferidos pela última vez, sugere que muitos detentores não estão vendo lucro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A premissa dessa métrica é de que o BTC foi adquirido quando seu último UTXO (Unspent Transaction Output) foi gerado. Portanto, comparar o preço atual do Bitcoin com esse ponto específico no tempo indicará se o detentor está lucrando.

O SOPR não leva em consideração posições de Bitcoin em exchanges centralizadas, pois analisa apenas as movimentações na blockchain. Quando o SOPR está acima de um, indica que os detentores de Bitcoin em blockchain estão lucrando.

Um valor de SOPR de um significa equilíbrio, e menos de um sinaliza que os detentores estão no prejuízo. Segundo dados da CryptoQuant, esse valor era de 1,00275782 na última quarta-feira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bitcoin

Em 1º de julho, o SOPR do Bitcoin atingiu seu valor mais alto, 1,01, após um aumento de quase 15% em uma semana. Esse aumento foi motivado pelas expectativas em torno do pedido de um ETF Spot da BlackRock, que foi proposto pela primeira vez em meados de junho.

O Bitcoin registrou um aumento de quase 3% no último dia, ultrapassando os US$ 31.000. Em 7 de maio, o SOPR do Bitcoin alcançou seu pico mais alto desde dezembro de 2020, quase 1,073, quando o BTC era negociado por volta de US$ 28.500.

Não é surpresa que a volatilidade do SOPR do Bitcoin acompanhe a volatilidade do próprio preço da moeda. Nesta semana, autoridades do Federal Reserve sinalizaram que, embora o ritmo de aumento das taxas possa diminuir, ainda podem ocorrer aumentos no futuro próximo. Essa notícia resultou em uma queda inicial nos preços das criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Youwei Yang, economista-chefe da Bit Mining, comentou que o escrutínio regulatório tem reduzido o interesse das finanças tradicionais pelas criptomoedas.

“A possibilidade de um ETF Bitcoin Spot nos EUA trouxe esperanças para uma adoção institucional mais ampla, embora a extensão da compra institucional ainda seja incerta”, disse Yang.

No entanto, Yang acredita que os investidores de cripto não estão particularmente preocupados com desenvolvimentos macroeconômicos, como o CPI, as taxas de juros do Fed, as reivindicações de desemprego e as preocupações geopolíticas, que costumam impactar os principais índices de ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile