Publicidade

Arbitrum One ultrapassa 1 bilhão de transações, liderando soluções Layer 2

Por Clara Ventura
Foto: Divulgação

A rede Arbitrum One, uma solução de Layer 2 para o Ethereum, ultrapassou a marca de 1 bilhão de transações, de acordo com dados do Blockscan. A rede alcançou esse marco em um período de três anos desde o lançamento de sua mainnet em agosto de 2021. A plataforma se destaca por oferecer transações mais rápidas e de menor custo, mantendo a segurança da blockchain do Ethereum.

Comparativamente, outras redes concorrentes também registraram números significativos de transações. A Base, por exemplo, incubada pela Coinbase, alcançou até o momento 755 milhões de transações. Enquanto isso, a OP Mainnet, outra solução Layer 2, atingiu 347 milhões de transações. Apesar desses números, a Arbitrum ainda se mantém na segunda posição em volume de transações diárias, sendo superada apenas pela Base.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em termos de valor total bloqueado (TVL), um importante indicador no setor de finanças descentralizadas (DeFi), a Arbitrum continua sendo a líder entre as soluções Layer 2. De acordo com dados da DeFi Llama, a rede possui um TVL de US$ 2,5 bilhões, seguida pela Base, com US$ 2,2 bilhões.

Como funciona a Arbitrum?

Desenvolvida pela Offchain Labs, a Arbitrum é uma solução Layer 2 que utiliza a tecnologia de rollup Optimism. Essa abordagem permite que as transações sejam processadas fora da cadeia principal do Ethereum, criando uma rede de computação off-chain. O objetivo é garantir transações mais rápidas e baratas. Ao mesmo tempo, mantém a segurança pela blockchain do Ethereum.

Além disso, a Arbitrum One conta com provas ativas de fraude e um mecanismo de segurança que permite a contestação de transações. Contudo, a rede ainda está em sua fase inicial e não se tornou totalmente permissionless. Ou seja, com acesso totalmente livre para os usuários.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além da Arbitrum One, a Offchain Labs opera outras redes Layer 2 dentro do ecossistema Ethereum. Uma dessas redes é a Arbitrum Nova, que utiliza o protocolo AnyTrust. A Arbitrum Nova funciona como uma camada de disponibilidade de dados fora da cadeia, voltada para o armazenamento de dados de transações e para escalabilidade de aplicativos.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile