Publicidade

Arthur Hayes diz que Bitcoin vai subir durante uma potencial crise do petróleo

Por Luciano Rodrigues
Foto: Yayimages

O co-fundador da BitMEX, Arthur Hayes, divulgou um ensaio recentemente, descrevendo possíveis cenários que poderiam fazer com que os preços do petróleo aumentassem e, consequentemente, os preços do Bitcoin disparassem.

Em sua postagem no blog intitulada “Curve Ball”, Hayes descreveu três possíveis cenários que poderiam levar a uma escassez de oferta de petróleo em todo o mundo, devido ao atual estado de tensões geopolíticas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hayes argumentou que a escalada do conflito entre o Irã, Israel e Arábia Saudita poderia levar ao fechamento do Estreito de Ormuz, um dos maiores gargalos de petróleo do mundo.

Se isso acontecesse, o Irã removeria 17,3 milhões de barris por dia dos mercados globais, tornando o custo marginal por barril “extremamente caro”.

Como importador líquido de petróleo, os Estados Unidos teriam que pagar esse preço e, para remediar o problema, o país provavelmente começaria a perfurar suas próprias reservas inexploradas de petróleo para reduzir os preços novamente – um empreendimento extremamente intensivo em capital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bitcoin

Nesse cenário, o Fed teria que baixar as taxas de juros e afrouxar as condições financeiras. Taxas de juros mais baixas são amplamente reconhecidas como otimistas para ações e criptomoedas.

O Bitcoin, por exemplo, subiu para US$ 69.000 em novembro de 2021, quando a taxa de juros do Federal Reserve estava em apenas 0,25%, mas caiu para US$ 15.500 após 12 meses, quando o Fed aumentou sua taxa ao longo do ano.

“À medida que a quantidade de moeda fiduciária aumenta junto com a inflação para as plebeus do mundo, os instrumentos monetários com oferta fixa – como o Bitcoin – por definição se tornam mais valiosos em termos de moeda fiduciária”, explicou Hayes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hayes acrescentou que o Bitcoin pode até se separar das ações neste momento, com o qual permaneceu altamente correlacionado por anos.

No entanto, o aumento dos preços do petróleo também pode colocar pressão adicional na indústria de mineração de Bitcoin, que só recentemente retornou a uma posição média de lucro graças ao aumento do preço do Bitcoin.

A escassez de oferta de petróleo pode aumentar os preços da eletricidade e, portanto, os custos de mineração, reduzindo a margem de lucro dos mineradores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hayes concluiu que o futuro é incerto e que as situações descritas em sua postagem no blog não são previsões, mas sim uma tentativa de considerar cenários possíveis e suas implicações.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile