Base da Coinbase lança sistema de prova de falhas para maior descentralização

Foto: Dall-e 3

A Base, uma blockchain de camada 2 no Ethereum incubada pela Coinbase, anunciou o lançamento de seu sistema de prova de falhas, programado para entrar em operação no mainnet em 30 de outubro de 2024.

‘As provas de falhas chegarão à rede principal da Base em 30 de outubro, marcando um marco importante no caminho para a descentralização’, afirmou a Base.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse sistema, desenvolvido em colaboração com a Optimism, permite que os usuários monitorem e contestem transações inválidas, como retiradas incorretas, eliminando a necessidade de terceiros de confiança.

A implementação desse sistema tem o objetivo de melhorar a segurança das transações e acelerar a descentralização da Base.

Provas de falhas como ferramenta de segurança

O sistema de provas de falhas introduzido pela Base é uma evolução significativa para transações entre diferentes camadas blockchain. Ele garante que retiradas de ativos da Base ou da Optimism para a blockchain Ethereum (camada 1) sejam verificadas sem a necessidade de entidades centralizadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso fortalece a segurança ao permitir que qualquer pessoa conteste transações incorretas. A implementação no mainnet acontecerá em metade do tempo necessário pela Optimism, que levou seis meses para migrar de testnet para mainnet.

Mudanças nas retiradas com o novo sistema

Após o lançamento das provas de falhas, o processo de retirada na Base sofrerá mudanças importantes. Transações de retirada anteriores à atualização precisarão aguardar um período de desafio de sete dias antes de serem finalizadas.

Já as retiradas realizadas durante ou após a ativação do novo sistema serão verificadas pelo mecanismo de prova de falhas, tornando o processo mais seguro e ágil. As mudanças visam otimizar o tempo de finalização das retiradas e aumentar a transparência no processo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile