Publicidade

Binance lança token de prova de KYC para uso em múltiplas plataformas

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, lançou o Binance Account Bound Token (BABT), um token que comprova a conclusão bem-sucedida do processo Know-Your-Customer (KYC).

Os usuários podem então exportar o token entre ferramentas e protocolos de criptomoedas e finanças descentralizadas (DeFi), incluindo mixers.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este token visa resolver um dos maiores desafios da indústria: a identidade on-chain.

Características e funcionamento do BABT

O Binance Account Bound Token (BABT) é um tipo de Soulbound Token (SBT), uma ideia originalmente proposta por Vitalik Buterin, criador do Ethereum. Os SBTs são tokens não transferíveis que representam a identidade e as conquistas dos usuários no ecossistema Web3.

Os BABTs são intransferíveis entre indivíduos e endereços de uma mesma pessoa, podendo ser revogados pela Binance, mas remintados dentro de 72 horas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os usuários que passam pelo procedimento de KYC da Binance podem exportar o BABT para usar em ferramentas e protocolos DeFi, incluindo mixers. Essa inovação demonstra o compromisso da Binance em trabalhar com legisladores para cumprir as leis de KYC e anti-lavagem de dinheiro (AML), integrando a tecnologia blockchain.

Reações e desafios

Apesar da inovação, alguns usuários expressaram ceticismo quanto à viabilidade do BABT. Críticos apontam que a iniciativa assume que os endereços são únicos para cada pessoa verificada, o que pode não ser o caso se os endereços forem compartilhados ou comprometidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, questões regulatórias e a possibilidade de vender chaves privadas ou carteiras com BABT também foram levantadas.

Zack Burks, fundador da Mintable, destacou que, embora a ideia seja interessante e boa para o marketing, apenas parceiros da Binance provavelmente participarão. Ele também mencionou que, se os reguladores investigarem, os parceiros poderão ser responsabilizados pelo uso dos BABTs.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Embora isso seja legal e um bom marketing, infelizmente, apenas os parceiros da Binance participarão e, no final das contas, se os reguladores vierem bater à porta, esses parceiros serão culpados por usar isso’, escreveu ele.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile