A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, está nos estágios finais de negociação para vender sua participação majoritária na Gopax, uma exchange sul-coreana, para a Megazone, um provedor de serviços em nuvem.
Se o acordo for fechado, a Binance reduzirá sua participação na Gopax, uma das cinco exchanges totalmente licenciadas da Coreia do Sul, para cerca de 10%.
Detalhes da transação e motivações
A Binance planeja reduzir sua participação de 72,6% na Gopax para aproximadamente 10%, conforme relatado pela agência de notícias sul-coreana The Chosun Ilbo. Esta decisão vem em resposta às solicitações das autoridades financeiras locais para melhorar a estrutura de governança da exchange.
A Binance adquiriu a participação majoritária na Gopax em fevereiro de 2023, com o objetivo de retornar ao mercado sul-coreano após encerrar várias operações no país em 2021.
No entanto, a aquisição foi bloqueada pelas autoridades financeiras da Coreia do Sul, que negaram a mudança de maior acionista devido a preocupações regulatórias e questões legais enfrentadas pela Binance nos Estados Unidos.
Impacto na Gopax e no mercado
A Gopax, que foi uma das empresas afetadas pelo colapso da FTX em 2022, espera renovar seu contrato de conta com nome real com o Jeonbuk Bank em agosto. Este contrato é crucial para suas operações, e a venda da participação majoritária para a Megazone pode influenciar positivamente essa renovação.
Em abril deste ano, a dívida total da Gopax era de 118,4 bilhões de won e, na situação atual, é altamente provável que a renovação do contrato não seja concluída, mesmo que a devida diligência seja realizada para contas com nomes reais.
Um funcionário da Megazone explicou: ‘Estamos discutindo várias formas de colaboração, incluindo a aquisição de ações, sujeitas à aprovação do governo’, e acrescentou: ‘No entanto, não há uma decisão específica sobre processos ou prazos futuros’.