A exchange Binance anunciou que vai voltar a transacionar com a stablecoin USD Coin (USDC) em sua plataforma de trocas à vista (spot).
A exchange anuncia o retorno do token estável após ter retirado todos os pares de negociação com stablecoins há pouco mais de cinco meses.
À época, no final de setembro do ano passado, a Binance retirou 17 pares de negociação com USDC e os pares de outras duas stablecoins deixando apenas a USDT e a BUSD.
Agora, após o problema dos fundos em garantia da stablecoin da Circle, a Binance retoma a negociação dos pares BTC/USDC, ETH/USDC e BNB/USDC, além das trocas entre outras stablecoins.
- Leia também: Sensacionalismo: Governos e mídias exageram ao relacionarem criptoativos com crimes financeiros
A USDC voltou na Binance
A Binance retomou a negociação com a USDC em três pares de criptomoedas estáveis, o Bitcoin (BTC), Ether (ETH), e Build’n Build (BNB).
O anúncio feito hoje (12) vem logo após a stablecoin perder o peg devido à parte de seus fundos de reserva em dinheiro estarem guardados no Silicon Valley Bank.
No comunicado a Binance disse que o par de negociação à vista BTC/USDC não participará do programa ‘Bitcoin de taxa zero’, que não cobra taxa de transação do Bitcoin com stablecoins.
‘O volume de negociação no par de negociação à vista BTC/USDC será contabilizado para o cálculo do volume de nível VIP e para todos os programas de provedores de liquidez’, completou a Binance.
Os usuários da exchange pagam taxas de acordo com níveis de investimentos dentro da exchange, entre outros programas de incentivos de taxas.
Um dia antes, no sábado (11), a Binance já havia anunciado a retomada das negociações dos pares BNB/TUSD; BTC/TUSD; ETH/TUSD; TUSD/USDT; USDC/USDT; USDP/USDT.
As stablecoins USDP e TUSD também foram excluídas da plataforma de negociações da Binance no ano passado.
Na sequência desta postagem a Binance trouxe diversas orientações de procedimentos para os usuários.
‘Interromperemos a conversão automática de BUSD para novos depósitos de USDP e TUSD dos usuários, juntamente com a pausa de conversão automática de USDC hoje cedo. Os usuários não poderão mais sacar USDC, USDP ou TUSD de seus saldos BUSD’, escreveu a Binance.
Mesmo retirando da listagem, os usuários podiam manter as stablecoin e fazer conversão e transferências, o que passou a ser proibido agora.
Na sexta-feira (10) a Binance suspendeu temporariamente a conversão automática de USDC para BUSD devido ao que chamou de ‘condições atuais do mercado’, pois houve grande entrada de fundos e o ‘aumento da carga para suportar a conversão’.
CZ no Twitter
Em sua conta do Twitter, CZ não deu declarações mais aprofundadas sobre a volta da USDC, e disse em uma postagem que ‘os bancos são um risco para as moedas estáveis lastreadas em fiat’.
E em outra postagem disse que não se tratava de ‘pura especulação’, e que parecia que havia ‘um esforço coordenado para fechar os bancos amigos das criptomoedas. Resultado? Os bancos estão fechados. Blockchains ainda em execução’.
Ao repostar o anúncio da Binance sobre a retomada das negociações com as stablecoins, disse: ‘Nosso trabalho: fornecer liquidez para você converter’.