Publicidade

Bitcoin ganha reconhecimento oficial em zona econômica de Honduras

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

Próspera, uma zona econômica especial localizada em Roatan, Honduras, oficializou o reconhecimento do Bitcoin como unidade de conta em 5 de janeiro.

Isso significa que o Bitcoin agora pode ser usado para medir o valor de mercado de bens e serviços na área.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa foi liderada por Jorge Colindres, gerente em exercício e comissário fiscal da Zona de Emprego e Desenvolvimento Econômico (ZEDE) de Próspera.

Em uma postagem de 7 de janeiro no X (anteriormente Twitter), Colindres expressou que o objetivo era oferecer mais liberdade financeira para indivíduos e empresas operando na área.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX

Implementação e desafios tecnológicos

Colindres mencionou que, no momento, não é possível implementar o ‘Procedimento Final de Pagamento de Impostos em BTC’ devido a limitações tecnológicas com seu sistema de eGovernança, além de algumas questões regulatórias externas.

Por enquanto, as obrigações fiscais das entidades que optarem pelo Bitcoin serão determinadas em referência ao BTC para fins de contabilidade interna, mas relatadas à Próspera ZEDE em dólares dos Estados Unidos ou na moeda local de Honduras, o lempira.

Uma vez resolvidas as questões, as entidades poderão relatar obrigações fiscais (e pagar os valores correspondentes) à Próspera ZEDE em BTC, observou Colindres.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Impacto e perspectivas para o futuro

Aqueles interessados em fazer do BTC sua unidade de conta devem notificar a comissão fiscal de Próspera dentro de 30 dias do período fiscal relevante. Próspera ZEDE foi lançada em maio de 2020 na ilha norte de Roatan.

A região tornou o BTC moeda legal em abril de 2022, cerca de sete meses depois que o vizinho Honduras, El Salvador, fez do Bitcoin moeda legal em todo o país em setembro de 2021.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Colindres descreveu recentemente a Próspera ZEDE como um dos ‘regimes especiais mais competitivos’ da América Latina, que, segundo ele, recebeu mais de US$ 100 milhões em seus três anos de existência e criou mais de 3.000 empregos em todo o país.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile