Publicidade

Bitcoin vê aumento de transações de varejo

Por Clara Ventura

Novos dados sugerem que a atividade de pequenos investidores em Bitcoin está imitando o movimento de preço do ativo em direção às suas máximas históricas, após meses de estagnação. De acordo com uma publicação no blog da plataforma de análises on-chain CryptoQuant, em 21 de outubro, houve um aumento de 13% nas transações de Bitcoin com valores inferiores a US$ 1.000 no último mês.

A crescente atividade entre esses “pequenos investidores” pode indicar um possível retorno de interesse no mercado. Nos últimos meses, o envolvimento de investidores de varejo diminuiu significativamente após o pico do BTC/USD em março. Enquanto o interesse mainstream fora dos círculos institucionais permanece baixo, sinais de uma mudança começam a surgir.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com Cauê Oliveira, colaborador da CryptoQuant, os volumes de transações podem ser a chave para entender essa mudança.

“Nos últimos 30 dias, a demanda de varejo cresceu cerca de 13%, destacando um cenário que só foi visto em março, quando estávamos perto da última máxima histórica”, explicou Oliveira.

Atividade de pequenos investidores de Bitcoin

Ainda de acordo com Oliveira, nos últimos quatro meses, houve uma queda na atividade desses pequenos investidores. Enquanto isso, grandes players, ou “baleias”, mantiveram um volume alto de transações e absorção de moedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o período de 30 dias até 20 de outubro, o par BTC/USD registrou um aumento de quase 10%, de acordo com dados da Cointelegraph Markets Pro e TradingView. As transações com valores de até US$ 1.000 também subiram 13%, com o gráfico apresentado pela CryptoQuant mostrando semelhanças com o cenário semanas antes do pico de março.

Oliveira destacou que o recente aumento no preço do Bitcoin está incentivando pequenos investidores a voltarem a negociar, sinalizando o início de um padrão de menor aversão ao risco. Essa questão da aversão ao risco tem sido um tema central entre observadores do mercado cripto, que acompanham as tendências de liquidez global e o aumento do apetite por risco.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile