Publicidade

Blockchain TON fica mais lenta depois que Ordinals invadem a rede

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

A Blockchain Open Network (TON) enfrentou longos atrasos no processamento de transações no início desta semana após a introdução de um protocolo inspirado no Bitcoin Ordinals, o qual gerou uma alta atividade.

Mensagens de desenvolvedores e usuários da TON no Telegram relatam problemas iniciados na terça-feira. Na tarde de quinta-feira, mais de 2,5 milhões de transações estavam pendentes, segundo dados do bot dTON, que monitora o estado da blockchain.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A velocidade da blockchain caiu para menos de 1 transação por segundo, de acordo com o dTON. Isso representa uma fração da velocidade máxima da TON, que supostamente atingiu cerca de 100.000 transações por segundo durante um “teste público de estresse” no início de novembro.

A congestão foi tão severa que as carteiras mais populares para a criptomoeda TON, Wallet e Tonkeeper, pausaram temporariamente seus serviços.

“A produção de mais de 2 milhões de transações aumentou nosso uso de rede em 61 vezes em apenas meia hora”, menciona uma postagem no canal TON Community Telegram, com mais de um milhão de assinantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ordinals na TON

O problema seguiu o lançamento do Tonano, um serviço para criar inscrições na blockchain inspirado pelo Bitcoin Ordinals e utilizando o padrão de token TON20 na blockchain TON. O Tonano foi lançado na segunda-feira, mas teve que interromper a criação de novos tokens na quinta-feira, conforme relatado na X.

De acordo com um relatório técnico postado anonimamente na plataforma de blogs Telegraph na quinta-feira, a razão para a congestão foi atribuída a “nós validadores rodando em hardware fraco”.

Esses validadores alugaram hardware para baixa carga sem previsão para crescimento de carga. Como a rede estava operando com baixa carga nos meses anteriores, isso não era um problema. Assim que a carga aumentou 50-100 vezes em 30 minutos, esses validadores começaram a retardar toda a rede,” afirma o post, acrescentando que um patch foi emitido para corrigir o problema e que penalidades mais rigorosas seriam introduzidas para validadores com atrasos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As inscrições e a forma como inundaram a blockchain com dados têm sido um tópico polêmico na comunidade Bitcoin, onde o formato foi inicialmente introduzido. Recentemente, o formato foi adotado na blockchain Polygon, onde gerou picos de volume de transações, mas não interrompeu a blockchain.

A blockchain TON começou como um projeto pilotado pela equipe por trás do Telegram, o aplicativo de mensagens favorito do mundo cripto. O white paper foi escrito por Nikolay Durov, irmão do fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov.

O projeto arrecadou $1,7 bilhão em uma venda de tokens fechada em 2018, mas foi processado pela Securities and Exchange Commission por uma suposta venda não registrada de títulos. O Telegram acabou fazendo um acordo com a SEC, e em maio de 2020, a empresa abandonou oficialmente o projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A comunidade de desenvolvedores do projeto e o antigo parceiro técnico do Telegram, TON Labs, pegaram o código e desenvolveram dois projetos concorrentes, Toncoin (agora TON) e Free TON (agora Everscale).

Em setembro, o Telegram oficialmente endossou a TON e incorporou a carteira da moeda na interface do aplicativo de mensagens para usuários fora dos EUA.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile