Publicidade

BNB Chain lança o primeiro serviço de Rollup-as-a-Service (RaaS) do mercado

Por Luciano Rodrigues
Foto: Borroe Finance / Divulgação

A BNB Chain deu um passo importante no mercado cripto ao lançar uma solução Rollup-as-a-Service (RaaS) que visa capacitar Dapps em grande escala, empresas e a própria BNB Chain a construir soluções personalizadas de Layer 2.

Essa iniciativa recente está alinhada com o roadmap de 2023 da BNB Chain, que envolve a expansão do ecossistema com uma estratégia multichain segura, entre outros aspectos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o comunicado de imprensa oficial, o RaaS visa Dapps e empreendimentos blockchain, fornecendo uma maneira eficiente e simplificada de construir e implantar redes rollup. Além de otimizar ainda mais os esforços de desenvolvimento, espera-se que essa abordagem fomente o estabelecimento de ecossistemas exclusivos adaptados a bases de usuários específicas.

Setores diversos, como jogos, finanças descentralizadas (DeFi), inteligência artificial (IA), pinning descentralizado (DePin) e social descentralizado (DeSoc), entre outros, podem utilizar o RaaS da BNB Chain por meio de parcerias com provedores de serviços especializados.

BNB Chain

As soluções de Layer 2 construídas por meio do RaaS na BNB Chain serão integradas à BNB Smart Chain (BSC), atuando como sua camada fundamental e cadeia de governança. Os esforços da BNB Chain dedicados às redes de Camada 2 remontam a junho de 2023, quando introduziu o opBNB, sua solução de escalabilidade de Camada 2, com base na pilha Optimism OP, em uma testnet.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa solução é compatível com a Máquina Virtual Ethereum, permitindo que funcione com contratos inteligentes e padrões de token baseados em Ethereum. Três meses depois, a plataforma de escalabilidade havia sido implantada em uma mainnet, tornando-se acessível ao público após testes.

Na semana passada, a BNB Chain forneceu uma atualização afirmando que o opBNB tinha uma média de 2,81 milhões de usuários ativos por dia, representando um aumento de 70% em relação à semana anterior. De 2 de março a 8 de março, a taxa de gás mediana para opBNB durante esse período foi de US$ 0,002, enquanto a BSC teve uma média de 1,42 milhão de usuários ativos diários.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile