Publicidade

Brasileira Hashdex se reúne com a SEC e entrega pedido de ETF spot de Bitcoin ‘impossível’ de ser vetado

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

A discussão contínua sobre o Exchange Traded Fund (ETF) spot de Bitcoin resultou na apresentação de cerca de oito a dez pedidos. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem adiado a aprovação nos últimos meses por várias razões, mas um candidato pode ter apresentado um ETF que pode superar todos esses obstáculos.

Uma das maiores preocupações apresentadas pela SEC para atrasar/rejeitar os pedidos de ETF de Bitcoin spot é a falta de regulamentação. Sua justificativa remonta ao mercado de futuros, que tem a Bolsa de Mercadorias de Chicago (CME) como órgão fiscalizador, algo ausente no mercado spot.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para lidar com isso, a gestora de ativos de criptomoedas Hashdex criou um ETF que contorna essa preocupação. De acordo com o pedido, o ETF utilizará uma estratégia de manter Bitcoins físicos, comprando-os das bolsas da CME em vez de bolsas spot.

Isso significa que, ao contrário de outros candidatos, a Hashdex não fará uso da Coinbase para o Acordo de Compartilhamento de Vigilância (SSA, na sigla em inglês). Elogiando essa abordagem, James Seyfart, analista da Bloomberg ETF, chamou o ETF de indiscutível para a SEC.

Hashdex

“Caso a SEC encontre uma maneira de negar todos os outros ETFs de #Bitcoin (não é o que eu espero), o pedido da Hashdex está adaptado a todos os argumentos que a SEC fez no passado. Acho que eles não serão capazes de negar este.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Executivos da Hashdex e da NYSE Arca se reuniram recentemente com membros da SEC para discutir as preocupações do órgão regulador em relação a essa abordagem. Portanto, se tudo correr bem, a Hashdex pode superar a BlackRock e lançar o primeiro ETF de Bitcoin spot desse tipo.

Visto que a BlackRock é considerada a pioneira na corrida pelo ETF de Bitcoin spot, os desenvolvimentos em torno dela tendem a impactar o mercado. Isso foi visível na recente alta do Bitcoin, quando seu pedido de ETF foi listado na câmara de compensação DTCC.

Da mesma forma, a BlackRock enfrentou recentemente acusações da SEC e pagou uma multa de $2,5 milhões, o que prejudicou o otimismo gerado pelo pedido de ETF. Nomes como a Hashdex, que continuam avançando com um ETF de Bitcoin spot “indiscutível”, são necessários para reviver esse otimismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile