O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, lançou um alerta sobre os riscos do investimento em criptomoedas, ecoando dúvidas sobre a possível aprovação dos ETFs de Bitcoin.
Gensler enfatizou pontos cruciais para potenciais investidores considerarem antes de entrar no mercado de criptomoedas:
Gensler alertou que entidades oferecendo investimentos ou serviços em criptoativos podem não cumprir leis aplicáveis, incluindo leis federais de valores mobiliários. Ele enfatizou que investidores em criptomoedas, denominadas como títulos de criptoativos, podem ficar privados de informações e proteções importantes em relação aos seus investimentos.
O presidente da SEC mencionou que investimentos em ativos cripto são extremamente arriscados e geralmente voláteis. Gensler ressaltou que uma série de plataformas e ativos cripto de grande porte foram à falência e/ou perderam valor, evidenciando os riscos significativos desse mercado.
ETF spot de Bitcoin
Gensler alertou que golpistas continuam aproveitando a crescente popularidade das criptomoedas para atrair investidores individuais. Ele citou ofertas de moedas falsas, esquemas Ponzi e pirâmides, além de exemplos de projetos que desapareceram com o dinheiro dos investidores, como formas comuns de fraude na indústria.
As declarações de Gary Gensler surgem às vésperas do prazo final para a aplicação do Bitcoin Spot ETF, considerado por muitos analistas como uma porta de entrada para investidores tradicionais nos EUA. O ETF é visto como uma certeza para muitos, porém, os alertas do presidente da SEC levantam questionamentos sobre sua possível aprovação.
Analistas ficaram divididos com a publicação e passaram a colocar em dúvidas a possível aprovação de um ETF spot de Bitcoin pela SEC nesta semana.