A Circle, empresa responsável pela emissão da stablecoin USDC, anunciou que lançará um token dolarizado na blockchain Sui já na próxima semana, conforme informou Jeremy Allaire, cofundador e CEO da Circle.
Além dessa novidade, a empresa fez outros anúncios importantes, incluindo uma parceria com o MoviePass Essa colaboração permitirá o pagamento de assinaturas com criptomoedas, e a expansão do USDC no Brasil e no México.
Esse será o décimo quinto lançamento de USDC em uma blockchain desde a criação do token em 2018, em parceria com a Coinbase. Atualmente, o USDC é a sexta maior criptomoeda em valor de mercado, com uma circulação de US$ 35 bilhões, de acordo com dados do CoinGecko.
O impacto da notícia foi imediato no mercado, fazendo com que o token nativo da Sui, o SUI, registrasse uma alta de mais de 10%, com seu valor atingindo US$ 1,15.
- Leia também: Republicanos pedem esclarecimento da SEC sobre regulamentação de airdrops de criptomoedas
Stablecoin USDC chegará à blockchain Sui
De acordo com Adeniyi Abiodun, diretor de produtos da Mysten Labs, a chegada do USDC como ativo nativo na Sui representa um marco significativo para o ecossistema da blockchain. Afinal, fortalece suas funcionalidades tanto intra quanto inter-cadeias.
Lançada em 2023, a Sui é uma rede blockchain com foco em aplicativos descentralizados. A plataforma usa tecnologias originalmente criadas pela Meta (antiga Facebook) para o projeto Libra, que virou Diem.
De acordo com o anúncio, o lançamento do USDC na Sui ocorrerá por meio do Protocolo de Transferência Cross-Chain (CCTP) da Circle. Trata-se de uma plataforma on-chain que facilita a cunhagem, queima e transferência de tokens em diferentes blockchains.
Conforme apontou a Circle, o CCTP permite que o USDC seja “teletransportado” entre redes, oferecendo aos usuários uma forma segura e eficiente de transacionar em um ambiente multichain.
Ainda na terça-feira, Allaire informou que o testnet do USDC na Sui já está ativo, embora o Suiscan, site de dados da blockchain, não tenha exibido um endereço de contrato no momento da publicação.
A expansão da Circle não se limita à blockchain Sui. No domingo, a empresa também anunciou planos para lançar o USDC na camada 2 da Ethereum, chamada Soneium, fruto de uma parceria entre a Sony e a Startale Labs, baseada em Cingapura.