A Coinbase, maior exchange de criptoativos norte-americana, anunciou a retomada da conversão USDC/USD na íntegra e sem restrições.
Na sexta-feira (10), após incidente com o perda do peg da stablecoin USDC, a empresa comunicou pausaria temporariamente as conversões de USDC/USD durante o final de semana enquanto os bancos estavam fechados.
Isso porque ‘durante os períodos de maior atividade, as conversões dependem de transferências em dólares dos bancos que são compensadas durante o horário bancário normal. Quando os bancos abrirem na segunda-feira, planejamos recomeçar as conversões’, disse a Coinbase.
Após o anúncio das entidades regulatórias norte-americanas de que os bancos Silicon Valley e Silvergate teriam suporte do governo e a volta do peg da USDC a Coinbase retomou as conversões da stablecoin em dólar.
Coinbase retoma conversões de USDC em dólar americano
‘As conversões USDC:USD foram restabelecidas e agora estão operando normalmente via API e interface do usuário. O USDC não será convertido automaticamente para USD no Coinbase Exchange’, foi o que disse a Coinbase na manhã desta segunda-feira (13).
Ontem (12), a exchange disse em sua conta do Twitter que ‘apesar da turbulência que vimos recentemente no setor bancário tradicional, a Coinbase continua operando normalmente. Na Coinbase, todos os fundos dos clientes continuam seguros e acessíveis, incluindo as conversões de USDC, que serão retomadas na segunda-feira’.
A Coinbase ressaltou que o dinheiro do cliente nos bancos continuava a ser protegido pelo seguro de passagem FDIC, e que devido à retenção do FDIC nas transações da Signature, que estava executando as transações em dinheiro do cliente com outros parceiros bancários.
Saldos da USDC
O CEO da Circle, Jeremy Allaire, disse que a empresa transferiria todos os depósitos restantes do Silicon Valley Bank para as contas do BNY Mellon assim que os fundos fossem liberados.
Além disso, Allaire anunciou uma nova parceria com outra instituição financeira, o Cross River Bank, que passou a fazer a integração dos serviços de pagamento e as transações de liquidação em dólares americanos de modo automatizado.
- Leia também: Instagram encerra suporte para NFTs
A USDC recuperou quase completamente sua paridade com o dólar depois que o governo dos EUA anunciou que tomaria todas as medidas necessárias para garantir o retorno dos fundos aos depositantes do Silicon Valley Bank e Silvergate Bank.
No momento desta edição a USDC estava sendo negociada em US$ 0,998ç e o mercado dos criptoativos no geral operava em alta com o Bitcoin cotado em US$ 24,266, com alta no diário de 8%.