Publicidade

Coreia do Sul propõe adiamento do imposto sobre criptomoedas para 2028

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

O governo da Coreia do Sul está propondo adiar a implementação do imposto sobre ganhos em criptomoedas para 2028. A proposta vem em resposta à reação negativa dos investidores e ao ambiente de mercado desafiador.

‘Dado o sentimento decrescente dos investidores em relação aos ativos virtuais, que são de alto risco e mais propensos a incorrer em perdas do que ações, é amplamente aceito que uma tributação apressada pode afastar a maioria dos investidores. Portanto, propomos adiar a tributação da renda de ativos virtuais, atualmente definida para começar em 1º de janeiro de 2025, para 1º de janeiro de 2028’, afirma o projeto de lei proposto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proposta de adiamento

A proposta, apresentada pelo partido de direita People Power Party, sugere adiar a tributação de ganhos em criptomoedas em três anos, passando a data de início de 2025 para 2028.

Inicialmente anunciadas em janeiro de 2021, as regras propostas de impostos sobre criptomoedas exigiam que investidores com ganhos anuais superiores a 2,5 milhões de wons (US$ 1.900) pagassem um imposto de 20%.

De acordo com a descrição do projeto de lei no site da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, a implementação do imposto poderia afastar muitos investidores do mercado, especialmente devido à percepção de risco mais elevado das criptomoedas em comparação com ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Partido do Poder Popular, do qual o presidente Yoon Suk-yeol é membro, prometeu durante a última eleição geral em abril adiar o imposto sobre ganhos de criptomoedas.

Reação e contexto do mercado

O Ministério da Economia e Finanças da Coreia do Sul ainda não tomou uma decisão final sobre o adiamento adicional do imposto, mas deve anunciar novas emendas ao código tributário até o final deste mês.

A Coreia do Sul experimentou seu primeiro grande boom de criptomoedas em 2017, com outro aumento antes do colapso do Luna e do TerraUSD em maio de 2022. A proposta de adiamento do imposto visa manter o dinamismo do mercado de criptomoedas do país e evitar a fuga de investidores em um momento de sentimentos negativos em relação ao mercado cripto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile