Publicidade

Cosmos Hub retoma produção de blocos após paralisação de 4 horas

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

O protocolo blockchain Cosmos Hub, conhecido por sua prova de participação interchain, enfrentou uma interrupção significativa de cerca de quatro horas na quarta-feira. A paralisação ocorreu devido a um bug descoberto durante a implantação de uma atualização de rede.

A equipe do Cosmos Hub informou, através da rede social X, que o problema ocorreu durante a atualização v17, quando os validadores do Hub estavam corrigindo uma vulnerabilidade no Liquid Staking Module (LSM). Se a equipe não resolvesse o problema, esse bug permitiria aos usuários evitar penalidades graves ao tokenizar ações durante o processo de redelegação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os desenvolvedores agiram rapidamente, identificando e aplicando uma correção para o bug em um período de duas horas. No entanto, a cadeia não voltou a produzir blocos imediatamente, pois dependia da implementação do patch pela maioria dos validadores.

Paralisação na rede Cosmos

Após algumas horas, a equipe do Cosmos Hub anunciou, novamente no X, que havia resolvido o problema. Também informou que a rede havia retomado a produção de blocos. Além disso, disse que vai divulgar uma análise detalhada sobre o incidente em breve.

O Cosmos Hub é um elemento crucial no ecossistema blockchain do Cosmos, servindo como a principal blockchain pública da rede. Ele facilita a comunicação entre diferentes redes e opera como uma exchange descentralizada, permitindo que os usuários convertam o token nativo ATOM em dólares americanos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A atualização v17 tinha como objetivo implementar recursos descritos em uma proposta de “segurança de conjunto parcial”. Essa proposta permitiria que cada cadeia de consumidores fosse protegida por um subconjunto do conjunto de validadores do provedor, resolvendo o problema de validadores serem obrigados a validar cadeias nas quais não têm interesse. Além disso, isso reduziria os custos para validadores menores que desejam proteger cadeias adicionais.

Um relatório recente da S16 Research Ventures indicou que o Cosmos Hub é a segunda rede mais usada no ecossistema Cosmos, ficando atrás apenas da principal exchange descentralizada, Osmose.

Durante o período de interrupção, o preço do token ATOM se manteve relativamente estável, sendo negociado a US$ 8,61 no momento da redação. Isso representa um aumento discreto de 0,5% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinGecko.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile