A BitRiver, maior empresa de mineração russa está aumentando seu potencial de mineração de Bitcoin para concorrer frente à frente com o mercado de mineração norte-americano.
Durante o primeiro semestre de 2023 a Rússia apresentou a mesma taxa de crescimento de mineração que os Estados Unidos. A informação foi dada pelo CEO e fundador da empresa, Igor Runets.
A quantidade de eletricidade consumida pelas mineradoras nos Estados Unidos ultrapassou 4 gigawatts (GW) este ano, enquanto a Rússia está no nível de cerca de 2 GW. De acordo com Runets, o anseio da mineradora russa é manter o mesmo nível de desenvolvimento dos EUA para não deixar o país despontar na liderança do mercado, assim como anteriormente fez a China.
Rússia quer desbancar os EUA na mineração de criptomoedas
A indústria da mineração de criptomoedas na Rússia está crescendo e conseguiu se igualar em desenvolvimento com os EUA durante o primeiro semestre do ano. De fato os dois mercados andam em sentidos diferentes, pois enquanto a regulação aperta nos EUA e sufoca as empresas de mineração, a Rússia corre atrás de se desenvolver no mercado e assim se aproximar do potencial energético atual dos EUA.
‘Mesmo no ano passado o mercado de mineração americano apresentou taxas de crescimento significativamente maiores do que o russo. Agora estamos corrigindo pelo menos o alinhamento desses indicadores e um grande aumento na demanda por mineração de criptomoedas na Rússia’, disse Runets.
O empresário russo salientou que a indústria da mineração de criptomoedas está crescendo no mundo, e a Rússia tem acelerado seu desenvolvimento neste sentido. ‘Talvez até o final de 2023 seja possível falar em superar a taxa de crescimento do mercado americano’, disse.
Apesar de banir a mineração de criptomoedas, a China ainda é uma das maiores indústrias do mundo na prática da mineração, e o empresário russo disse que ‘a principal jurisdição para os mineradores chineses que fazem novos pedidos é a Rússia, não os Estados Unidos’.
Runets enalteceu os esforços de sua empresa em auxiliar o Comitê de Mercados Financeiros da Duma Estatal, junto ao seu presidente, Anatoly Aksakov , para que a mineração possua sua legislação aprovada ainda este ano.
De acordo com o empresário, a Lei já deveria ter sido aprovada, entretanto esbarrou em problemáticas de anseios ambientais e criminais. E ainda deverá definir as obrigações fiscais das empresas mineradoras.
Vale lembrar que Runets e sua empresa ameaçaram o governo norte-americano e Departamento do Tesouro dos EUA por impetrar sanções contra a empresa devido à guerra contra a Rússia. O empresário disse que entraria com processo contra o governo americano, pois estava sendo acusado injustamente de ajudar o país a se esquivar das sanções.