O mercado cripto passou uma semana difícil e a maioria dos criptoativos fechou a vela semanal em baixa.
Dos top 50 criptoativos em capitalização de mercado, salvo as stablecoins, todos fecharam o semanal com perdas significativas.
As ações da Comissão de Valores Mobiliários sobre as exchanges Binance e Coinbase foi a causa direta do ‘tombo’ do mercado, que associado ao procedimento de ‘deslistagem’ de tokens pela plataforma Robinhood, acentuaram a queda dos criptoativos.
SEC inclui 55 criptoativos na lista de securities e derruba o mercado
Ao relacionar 55 criptoativos como sendo securities não registradas na SEC, e mais 13 ações tokenizadas) a entidade regulatória diretamente afetou o mercado cripto.
Esta afirmação é válida uma vez que estes criptoativos foram os que mais perderam valor desde o processo da SEC contra duas das principais exchanges centralizadas do mundo.
Outros fator que não pode ser ignorado é a baixa liquidez e volume de negociação no mercado em geral, que acarreta em movimentos mais bruscos de volatilidade.
Os criptoativos listados pela SEC, principalmente dos protocolos Solana (SOL, -28%), Polygon (MATIC, -29%) e Cardano (ADA, -27%), foram uns dos que mais perderam valor no semanal, uma vez que também foram excluídos da plataforma de negociação da Robinhood.
A criptomoeda da Binance, o BNB, também perdeu bastante valor com os problemas diretos da Binance.US, inclusive com a solicitação da SEC de apreensão dos fundos da exchange e de seu CEO, Changpeng Zhao (CZ). Foram 22% de queda.
Dentre os criptoativos que menos sentiram a inferência regulatória da SEC estão o Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Ripple (XRP), Unus Sed Leo (LEO), Monero (XMR) e Stellar (XLM), que perderam menos de 10% no semanal.
Todos os demais criptoativos voláteis fecharam o semanal perdendo mais de 10% de seu valor.
O CryptoRank listou os 55 criptoativos elencados pela SEC como sendo valores ‘securities’. Vale lembrar que a qualquer momento a SEC pode listar novos tokens uma vez que Gary Gensler já disse todos os criptoativos, salvo o Bitcoin, são securities.