Desenvolvedores chegam em consenso e Ethereum vai passar por upgrade, confira tudo que será atualizado

Por Luciano Rodrigues
Foto: Pexels

Os desenvolvedores do Ethereum concordaram na quinta-feira, 08, sobre o escopo total da próxima atualização da rede, apelidada de “Dencun”. Esta atualização, também conhecida como hard fork, está prevista para o final do ano e inclui cinco Ethereum Improvement Proposals (EIPs) destinadas a aumentar o armazenamento de dados e reduzir as taxas.

O EIP-4844, também chamado de proto-danksharding, é o elemento central desta atualização. Espera-se que este recurso amplie a capacidade do blockchain, aumentando o espaço para “blobs” de dados, o que deve reduzir as taxas de gás para rollups de layer 2.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os outros EIPs aprovados para a atualização são:

  • EIP-1153: visa reduzir as taxas de armazenamento de dados na cadeia, melhorando o espaço do bloco.
  • EIP-4788: busca aprimorar projetos de pontes e piscinas de staking.
  • EIP-5656: propõe pequenas alterações de código relacionadas à Máquina Virtual Ethereum.
  • EIP-6780: propõe a eliminação do código que pode rescindir contratos inteligentes.

Leia também: Nem SEC, nem ninguem pode impedir o Bitcoin de chegar a US$ 1 milhão até 2030, diz especialista

Ethereum

“Nada mais será adicionado ao fork”, afirmou Tim Beiko, líder de suporte de protocolo da Ethereum Foundation, durante a chamada All Core Developers Execution Layer 163.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Embora a data exata para a realização do hard fork não tenha sido definida, espera-se que seja lançado até o final de 2023.

A atualização Dencun engloba modificações simultâneas que ocorrem em ambos os lados do blockchain. A atualização “Cancun” será realizada na camada de execução, onde residem todas as regras do protocolo, enquanto a camada de consenso, responsável por validar os blocos, passará por seu próprio fork, conhecido como “Deneb”. O nome “Dencun” é uma combinação dos nomes dessas atualizações simultâneas.

Agora que os desenvolvedores definiram o escopo completo do Dencun, podem iniciar testes mais rigorosos da atualização. Este é um passo significativo na evolução contínua do Ethereum, reforçando o compromisso da plataforma com a inovação e a escalabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:  Satoshi Nakamoto acordou? 1.432 Bitcoins da era Satoshi são movimentados para exchange

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile