El Salvador, o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda oficial, continua sua missão de comprar um Bitcoin por dia, mesmo diante da pressão de venda contínua e da queda nos preços do mercado de criptomoedas.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, mantém uma postura firmemente pró-Bitcoin em meio às crises do mercado de criptomoedas. Em março, Bukele afirmou na rede social X que o país continuaria comprando Bitcoin diariamente até que a moeda se tornasse “inacessível com moedas fiduciárias”. Na mesma época, ele revelou que as reservas de Bitcoin de El Salvador somavam aproximadamente 5.700 BTC.
Bukele também anunciou que transferiu as reservas de Bitcoin do país para uma cold wallet, uma medida de segurança para proteger o investimento. Na ocasião, o valor dos BTC transferidos ultrapassava US$ 400 milhões. O presidente publicou o endereço da wallet no mesmo dia, reforçando a transparência das operações.
El Salvador
A recente queda no mercado de criptomoedas tem sido atribuída ao sentimento de baixa em torno do reembolso da Mt. Gox, uma exchange japonesa extinta, que começará a reembolsar seus credores com aproximadamente US$ 10 bilhões em BTC e BCH na próxima semana. Embora múltiplos analistas sugiram que este evento não sobrecarregará os mercados de criptomoedas, os ursos tomaram conta, levando a uma queda generalizada dos preços das moedas.
Em junho, o presidente Bukele sugeriu a introdução de um Banco de Bitcoin em El Salvador para facilitar transferências de Bitcoin e dólares americanos. Max Keiser, conselheiro sênior de Bitcoin de Bukele, compartilhou a notícia na rede social X, chamando-a de um movimento inovador por parte do presidente. Keiser comentou que o plano permitiria aos investidores usar o BTC como colateral sem riscos de contraparte, além de destacar a visão de Bukele em tratar o Bitcoin como uma moeda de reserva.
A visão de Bukele de aumentar o PIB de El Salvador através do influxo de bilhões em BTC inclui a formação de parcerias estratégicas com outros países. Em 25 de junho, o presidente da Argentina, Javier Milei, expressou seu apoio ao Bitcoin, incentivando a competição monetária e mencionando que qualquer pessoa interessada pode usar BTC sem problemas. A Argentina está trabalhando em colaboração com El Salvador para promover a adoção do Bitcoin, com Milei prometendo melhorar a economia argentina ao integrar-se ao setor de criptomoedas.