O iShares Bitcoin Trust (IBIT), o fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da BlackRock, alcançou um marco importante, ultrapassando 100.000 BTC sob gestão.
De acordo com dados oficiais do site da BlackRock, o IBIT acumulou um total de 105.280 BTC em ativos até o dia 13 de fevereiro. Esse feito torna o iShares Bitcoin Trust o primeiro ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos a atingir essa marca em apenas 22 dias de negociação. O IBIT supera, portanto, os outros nove ETFs de Bitcoin à vista, excluindo o Grayscale Bitcoin Trust ETF (GBTC).
Essa conquista representa um avanço significativo nas atividades de compra de BTC pela BlackRock desde o lançamento do seu ETF de Bitcoin à vista em 11 de janeiro de 2024.
ETF de Bitcoin da BlackRock atinge marco importante
Desde sua estreia em janeiro, a BlackRock aumentou os ativos sob gestão do iShares Bitcoin Trust em mais de 3.700%. O valor total de BTC sob gestão passou de 2.621 BTC em 11 de janeiro para mais de 100.000 BTC em 13 de fevereiro.
O iShares Bitcoin ETF faz parte dos nove ETFs de Bitcoin à vista que têm aumentado ativamente seus ativos desde o lançamento. O Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund (FBTC), por exemplo, acumulou 83.925 BTC até o mesmo dia 13 de fevereiro.
Por outro lado, o Grayscale Bitcoin Trust ETF (GBTC) tem reduzido ativamente seus ativos de BTC desde o histórico lançamento dos ETFs. Após iniciar as negociações com 619.220 BTC em ativos gerenciados, o GBTC reduziu seus ativos em 25%, para 463.475 BTC até 13 de fevereiro. Apesar disso, as retiradas de BTC do fundo da Grayscale vêm se estabilizando pós fortes saídas nos primeiros dias de negociação.
A marca de 100.000 BTC de holdings do IBIT representa um marco importante no espaço dos ETFs de Bitcoin à vista, refletindo a crescente aceitação e adoção do Bitcoin como uma classe de ativos legítima pelos investidores institucionais e tradicionais.