ETF de Dogecoin avança em meio a nova postura da SEC

DOGE em Alta? Previsão conservadora projeta preço do Dogecoin a US$ 2,35
Imagem: Dall-e
  • ETF de Dogecoin: 21Shares solicita aprovação de ETF à SEC em parceria com a House of Doge
  • Arquivo 19b-4 é o segundo passo formal para registro de ETF cripto nos EUA
  • Nomeado por Trump, novo presidente da SEC critica abordagem anterior ao setor

A gestora de ativos 21Shares apresentou um pedido formal para lançar um fundo negociado em bolsa – ETF de Dogecoin nos Estados Unidos. A proposta, registrada por meio de um arquivamento 19b-4 feito pela Nasdaq nesta terça-feira (29), marca o segundo estágio do processo regulatório junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

O ETF, batizado de 21Shares Dogecoin ETF, será listado e negociado na Nasdaq. Mas isso apenas se houver aprovação da SEC. O pedido sucede a apresentação do formulário S-1 feita em 9 de abril. Naquela ocasião, a empresa também anunciou uma parceria exclusiva com a House of Doge, com apoio da Dogecoin Foundation.

ETF de Dogecoin nos EUA

Outras gestoras como Grayscale, Bitwise e REX Shares também já haviam submetido propostas para ETFs de Dogecoin. A movimentação ocorre em um contexto regulatório que passou a sinalizar maior abertura ao mercado de ativos digitais desde o início do novo governo de Donald Trump.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Paul Atkins, nomeado por Donald Trump, assumiu a presidência da SEC em 21 de abril. Ele tem adotado uma postura crítica à antiga gestão da agência. De acordo com Atkins, a incerteza regulatória prejudicou a inovação no setor nos últimos anos.

“Infelizmente, a inovação foi sufocada por conta de um ambiente regulatório pouco claro fomentado pela própria SEC”, afirmou em declaração recente.

A proposta do ETF de Dogecoin faz parte de uma série de solicitações de fundos relacionados a altcoins que aguardam avaliação da agência reguladora. Estimativas feitas por analistas da Bloomberg em fevereiro indicam que os ETFs de Litecoin têm 90% de chance de aprovação, seguidos por Dogecoin (75%), Solana (70%) e XRP (65%).

A SEC já aprovou a negociação de ETFs à vista de Bitcoin em janeiro de 2024 e de Ethereum em julho do mesmo ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o preço do Dogecoin apresenta leve recuo, com queda de cerca de 0,8%, sendo cotado a US$ 0,18, segundo dados do CoinGecko.

Gráfico de preço da Dogecoin – Fonte: CoinGecko
Compartilhe este artigo
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile