Publicidade

Executivo da Binance foge de custódia na Nigéria

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

Um dos executivos da Binance detidos na Nigéria conseguiu escapar da custódia, conforme relatado pela mídia local.

De acordo com o portal Premium Times da Nigéria, Nadeem Anjarwalla, gerente regional da Binance para a África, teria fugido da casa de hóspedes em Abuja, onde estava detido juntamente com Tigran Gambaryan, chefe de conformidade com crimes financeiros da bolsa. Anjarwalla teria escapado enquanto era escoltado para uma mesquita próxima para as orações do Ramadã.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Anjarwalla, que possui cidadania britânica e queniana, teria usado seu passaporte queniano para embarcar em um voo comercial do Oriente Médio, de acordo com autoridades de imigração citadas pelo Premium Times. Não se sabe qual foi o seu destino final.

Executivo da Binance consegue fugir da Nigéria

Durante sua detenção, Anjarwalla usou seu acesso aos telefones da casa de hóspedes para planejar sua fuga. Enquanto isso, Gambaryan permanece sob detenção pelas autoridades nigerianas.

As autoridades da Nigéria detiveram a dupla inicialmente em fevereiro deste ano, mas sem acusações criminais formais apresentadas contra eles. As autoridades estavam investigando as plataformas de criptomoedas, incluindo a Binance. Uma ordem judicial permitiu que a Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros detivesse Anjarwalla e Gambaryan por 14 dias, com uma audiência realizada para prorrogar a detenção em março.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o Serviço Federal de Receita Federal da Nigéria apresentou acusações de evasão fiscal contra a exchange Binance, bem como contra Anjarwalla e Gambaryan. As acusações incluem não pagamento de IVA, Imposto de Renda Empresarial, falta de apresentação de declarações fiscais e falta de registro no FIRS para fins fiscais. A Binance também enfrenta acusações de cumplicidade em ajudar clientes a sonegar impostos.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile