O ecossistema de criptomoedas, conhecido por sua inovação e crescimento exponencial, enfrentou recentemente um revés significativo com o fechamento do bot de negociação do Telegram, Solareum, após um exploit que resultou na perda de US$ 520 mil.
There maybe a chance we got exploited.
— Solareum (@SolareumProject) March 29, 2024
Os drenadores de carteira conectados ao bot comercial explorado resultaram na perda de mais de 2.800 SOL de Solana no valor de cerca de US$ 520.000 de mais de 300 usuários Solana, de acordo com uma análise da BONKbot.
<0.1% of BONKbot users who've exported their PK were affected. Our analysis strongly suggests the exploit occurred from those victims importing PKs into a specific application.
Data so far:
– total victims: 302
– BONKbot victims: 113
– keyExported from BONKbot: 113
– total SOL…— BONKbot (@bonkbot_io) March 29, 2024
O incidente ocorrido serve como um lembrete crítico para a comunidade sobre a importância da segurança. O Solareum é um bot de negociação cripto pelo Telegram com uma ponte Ethereum Virtual Machine/Solana Virtual Machine programada para comprar e vender tokens Solana com base em certos parâmetros pré-decididos.
Ascensão e queda do Solareum
O Solareum ganhou destaque na comunidade cripto como um bot de negociação no Telegram que prometia facilitar transações seguras e eficientes para seus usuários.
‘É com profundo pesar que anunciamos o encerramento do projeto Solareum’, disseram os desenvolvedores no canal de suporte Telegram Solareum, que também compartilharam no X o cofundador do bot comercial BONKbot king.sol em 31 de março.
Dear Solareum Community,
It is with a profound sense of regret that we announce the closure of the Solareum project. Unfortunately, due to a combination of insufficient funds, evolving market trends, and a recent security breach to our systems, we find ourselves compelled to…
— king.sol (@DeFiAzog) March 30, 2024
A plataforma, que operava com a premissa de oferecer uma solução inovadora para a negociação de criptomoedas, rapidamente acumulou uma base de usuários significativa, atraída pela facilidade de uso e pela promessa de retornos atraentes.
Detalhes do exploit
A exploração ocorreu devido a uma falha de segurança no código do bot, que permitiu aos atacantes manipular transações e retirar fundos indevidamente. O exploit não apenas resultou em perdas financeiras significativas para os usuários, mas também manchou a reputação do Solareum, levando ao seu inevitável fechamento.
A equipe do Solareum afirmou que não houve nenhum golpe de saída e que ‘NÃO roubam dinheiro. Mas as carteiras de muitos usuários do SOLAR foram esgotadas, mas isso é parte de uma exploração generalizada que está acontecendo com outros projetos de bot/dapps também’.
Eles também afirmaram que entraram em contato com as autoridades na tentativa de congelar os fundos roubados caso cheguem às exchanges centralizadas.