Publicidade

Falha técnica na Lifinity permite drenagem de fundos por bot de arbitragem

Por Carlos Schuabb
Foto: Dall-e 3

A exchange descentralizada (DEX) Lifinity teve sua pool LFNTY-USDC drenada por um bot de arbitragem em 8 de dezembro, resultando em uma perda de US$ 699.090. Segundo o canal Discord da Lifinity, uma resposta inesperada a uma negociação malsucedida causou a perda.

Um membro central da Lifinity, conhecido como Durden, explicou que um bot tentou uma negociação de arbitragem seguindo a rota USDC > xLFNTY > LFNTY > USDC, tentando lucrar com discrepâncias de preço entre diferentes pares de negociação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O bot iniciou uma ordem de mercado Immediate-or-Cancel (IOC) no Serum v3, um tipo de ordem que deve ser executada imediatamente ao preço de mercado atual se preenchida. Ordens que não podem ser preenchidas imediatamente são canceladas.

Explicação técnica do incidente

‘Mas, em vez de retornar um erro, como a maioria dos programas faz, ele retornou 0 quantidade para fora. Nossas pools processaram a 0 quantidade para dentro e também retornaram 0 quantidade para fora’, observou Durden, antes de explicar que isso levou o programa a atualizar o último preço da transação para 0, fazendo com que o próximo preço inicial também fosse 0.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Como é uma curva CP, o preço real não será 0, mas a pool ofereceu um preço extremamente baixo, resultando no esvaziamento logo depois.’ A Lifinity v1 é um market maker automatizado (AMM), o que significa que usa algoritmos para criar liquidez em pares de negociação.

Segundo Durden, ela depende do market maker de produto constante (CPMM), um tipo específico de modelo AMM, para manter um equilíbrio entre duas quantidades de token em uma pool de liquidez.

Resposta da Lifinity e medidas tomadas

Outras exchanges descentralizadas, como Uniswap e Bancor, também usam esse modelo. A Lifinity v1 não suporta uma curva de produto constante (CP) padrão usada em CPMMs tradicionais, mas pode replicar sua função.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma das soluções usadas para replicá-la foi chamar uma função de ‘último preço’ para o próximo preço inicial. No entanto, como o bug retornou um preço de 0, o bot conseguiu explorar a discrepância e esgotar os fundos.

A equipe da Lifinity está trabalhando para reintroduzir liquidez na pool, revisando o código do protocolo e tentando recuperar os fundos. Negociações resultando em 0 quantidades não são mais aceitas.

Compartilhe este artigo
Siga:
Carlos Schuabb, conhecido como Papa no mercado, é redator do Bitnoticias desde julho de 2023, mas ele não começou assim: Iniciando no mercado cripto em 2018, no evento Bitconf, com o tempo se estabeleceu como um entusiasta dedicado, especialmente no que diz respeito ao universo cripto. Ele tem sido uma figura confirmada na organização de todas as edições do BITSAMPA, um evento de prestígio no cenário cripto em São Paulo.
Sair da versão mobile