Flippening ao contrário: desenvolvedores começam a migrar do Ethereum para o Bitcoin

Foto: Yayimages

Talvez os investidores e crentes na supremacia do Ethereum terão que esperar um pouco mais do que esperavam para ver o tão sonhado Flippening, o evento que colocaria o Ethereum como a maior criptomoeda do mercado superando o Bitcoin.

Isso ocorre pois, invés do Ethereum superar o valor de mercado do Bitcoin, o que tem ocorrido é um ‘Flippening ao contrário’, com desenvolvedores abandonando o ETH para trabalhar com Bitcoin, graças a ‘nova era’ que foi inaugurada no BTC com o protocolo Ordinals que tem mostrado um crescimento impressionante.

Desde o lançamento do protocolo, diveras soluções e lançamentos já vem sendo desenvolvidos para o blockchain do Bitcoin, inclusive propostas para criar contratos inteligentes diretamente no blockchain do Bitcoin e expandir o padrão BRC-20.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Destaque para o OrdinalSafe, uma carteira projetada para Bitcoin Ordinals, que conquistou o segundo lugar no evento de pitch day do Bitcoin 2023. Este feito sinaliza o potencial do Ordinals como um impulsionador da inovação no ecossistema do Bitcoin.

No entanto, o crescimento explosivo do Ordinals tem gerado um grande debate no setor. Alguns “maximalistas” do Bitcoin expressaram preocupações com a segurança, citando o Ordinals como potencialmente perigoso para a integridade da rede.

Porém a Bitcoin Conference 2023, realizada na semana passada em Miami, apresentou novos produtos centrados na blockchain do Bitcoin e destacou o crescente interesse pelo Ordinals. Muitos desenvolvedores Ethereum têm migrado para o Bitcoin graças a essa nova rede.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitos desenvolvedores relataram na conferência que interromperam projetos desenvolvidos para o Ethereum em busca de focar em soluções para levar DeFi e contratos inteligentes nativos no Bitcoin e apontaram que o BTC é hoje o ecossistema com maior hype entre os desenvolvedores.

Leia também: Ruim para o dólar, bom para o Bitcoin: Banco dos Brics, apoiado pelo Brasil, quer se livrar dos EUA

Ordinals

Inclusive coleções de NFTs programadas para o Ethereum começaram a repensar seu lançamento. Porém a despeito do grande interesse e do rápido crescimento, o Ordinals também causou controvérsia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora tenha impulsionado o Bitcoin e gerado entusiasmo entre os investidores, o Ordinals também levou ao congestionamento da rede e ao aumento das taxas de transação.

Este crescimento rápido resultou em 3 milhões de inscrições nos Ordinals, o que elevou o volume diário de transações do Bitcoin a um recorde histórico, causando congestionamento do mempool.

Além disso, a Binance, a principal exchanges de criptomoedas do mundo, teve que interromper os saques de Bitcoin duas vezes devido ao aumento nas transações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda assim, a grande maioria dos entusiastas do Bitcoin apoia o Ordinals. Figuras notáveis como Michael Saylor, da MicroStrategy, expressaram seu apoio à rede, destacando o papel fundamental que pode desempenhar na adoção em massa do ativo.

Leia também: Jimbo’s Protocol sofre ataque hacker e perde cerca de US$ 7,5 milhões

Compartilhe este artigo
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile