- A Franklin Templeton anunciou o lançamento do Franklin Crypto Index ETF (EZPZ)
- O fundo da Franklin Templeton é o segundo ETF de índice de criptomoedas a chegar ao mercado dos EUA.
- Nos últimos meses, diversas gestoras de ativos enviaram pedidos para ETFs que incluem Solana (SOL), XRP e Litecoin (LTC).
A Franklin Templeton, gestora global de ativos, anunciou o lançamento do Franklin Crypto Index ETF (EZPZ), um ETF que oferece exposição a Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
O produto se torna o segundo ETF de índice cripto aprovado no mercado americano, seguindo o lançamento do Nasdaq Crypto Index US ETF (NCIQ), da Hashdex, uma semana antes.
ETF facilita acesso a Bitcoin e Ethereum sem compra direta
O EZPZ acompanha o CF Institutional Digital Asset Index, um índice que, no momento, rastreia apenas BTC e ETH. A composição inicial do ETF inclui 87% de Bitcoin e 13% de Ethereum, conforme dados da CF Benchmarks.
Franklin Templeton is excited to launch $EZPZ, our latest exchange-traded product (ETP) that provides exposure to bitcoin and ether without the hassle of buying them directly.
This innovative offering plans to add new digital assets as they become eligible for inclusion in… pic.twitter.com/1snE7mKMht
— Franklin Templeton Digital Assets (@FTDA_US) February 20, 2025
A Franklin Templeton destacou que o ETF simplifica o investimento em criptoativos, permitindo que investidores obtenham exposição ao setor sem precisar adquirir ou custodiar os tokens diretamente. Além disso, o fundo foi listado na Cboe BZX Exchange, ampliando a acessibilidade para investidores institucionais e individuais.
O plano da Franklin Templeton prevê a adição de novas criptomoedas ao fundo, conforme elas forem incorporadas ao índice e aprovadas por reguladores. O objetivo é transformar o EZPZ em um portfólio diverso de criptoativos, consolidando-se como uma opção viável para quem deseja entrar no mercado de ativos digitais de forma regulamentada.
Reguladores dos EUA avançam na aprovação de ETFs de criptomoedas
O lançamento do ETF ocorre em um momento em que reguladores dos EUA começam a flexibilizar a supervisão de ativos digitais. Em dezembro de 2024, a SEC aprovou tanto o ETF da Franklin Templeton quanto o da Hashdex, sugerindo uma mudança na abordagem regulatória.
Nos últimos meses, diversas gestoras de ativos enviaram pedidos para ETFs que incluem Solana (SOL), XRP e Litecoin (LTC). Especialistas da Bloomberg Intelligence indicam que há boas chances de aprovação para esses produtos, o que pode impulsionar ainda mais a adoção institucional dos criptoativos.
NEW: @EricBalchunas and I took a look at the filings for spot crypto ETFs. We're putting out relatively high odds of approval across the board. Mainly focused on Litecoin, Solana, XRP, and Dogecoin for now.
Here's the table with the odds and some other details: pic.twitter.com/xaXaNXLb0M
— James Seyffart (@JSeyff) February 10, 2025
O novo ETF representa um passo importante na integração do mercado cripto com o setor financeiro tradicional, oferecendo uma alternativa para investidores que buscam exposição a Bitcoin e Ethereum sem lidar diretamente com plataformas descentralizadas.