Hayden Adams, fundador do protocolo Uniswap, compartilhou sua opinião sobre o que caracteriza uma boa distribuição ou airdrop. Em uma postagem recente na plataforma X, a proeminente figura cripto listou 10 qualidades de boas distribuições de tokens, destacando as complexidades envolvidas no lançamento de uma criptomoeda.
Adams iniciou sua análise sobre boas distribuições de tokens afirmando que os projetos devem alocar “tokens, não pontos” para a comunidade. Essa frase implica que os participantes devem receber tokens reais que têm valor dentro de um ecossistema específico ou em uma rede, em vez de receber pontos que podem ter utilidade limitada.
Além disso, Adams alertou contra a criação de ambiguidade ou vaguidade sobre a distribuição de um token para aumentar o número de participantes ou para “cultivar os agricultores”. Uma boa prática de distribuição de tokens inclui compartilhar detalhes reais quando estiverem prontos, de acordo com o fundador da Uniswap.
Adams também criticou os “tokens de baixa circulação”, chamando-os de maliciosos. A proeminente figura DeFi instou as equipes de projetos a garantir que haja tokens suficientes em circulação para evitar manipulações e permitir uma descoberta de preço genuína.
Airdrop
Além disso, Adams desencorajou a hiperinflação do preço de um token e como ele vai disparar antes do lançamento. O fundador acredita que contratar um influenciador ou uma empresa de marketing para promover o valor de um token apenas retrata um esquema para enriquecer rapidamente, em vez de uma tentativa genuína de criar valor real.
Mais ainda, o fundador da Uniswap enfatizou a importância dos airdrops gratuitos de tokens durante as distribuições de tokens. “Não seja mesquinho – dê uma quantidade significativa. Se você não acha que a comunidade merece uma quantidade significativa, não lance um token”, disse Adams em sua postagem.
Por fim, Adams aconselhou os novos projetos cripto a serem cuidadosos e ponderados em suas decisões para evitar cometer erros que possam colocá-los em desacordo com a comunidade cripto. “Crie algo do qual você se orgulhe e apoie-o”, acrescentou o fundador da Uniswap.
Embora Adams tenha afirmado no início de sua postagem que a opinião não é direcionada a nenhum projeto específico, o momento é interessante, especialmente após o airdrop “fracassado” da plataforma de mídia social Friend.tech.
Em 3 de maio, a Friend.tech distribuiu seus novos tokens FRIEND para usuários em conjunto com o lançamento da versão 2 do protocolo. Embora o valor do token tenha subido rapidamente para US$ 167 após o lançamento, o preço do FRIEND despencou para abaixo de US$ 2 em poucas horas.
Os analistas apontaram problemas de liquidez e uma venda em massa como as principais razões por trás da queda do FRIEND e, consequentemente, do lançamento ineficaz do token. Além disso, muitos usuários reclamaram sobre a dificuldade de reivindicar o airdrop do token, pois problemas técnicos frustraram o processo.