Publicidade

Golpistas de criptomoedas visam apoiadores de Trump

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

No último mês, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que sua campanha aceitaria doações em criptomoedas. Contudo, apesar de ser algo inicialmente positivo, a decisão abriu um novo campo de atuação para golpistas cibernéticos.

De acordo com um relatório exclusivo da Netcraft, empresa especializada em detecção de crimes cibernéticos, golpistas criaram dezenas de sites fraudulentos com o intuito de enganar os apoiadores de Trump e roubar suas criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes mesmo do anúncio oficial da campanha, criminosos já haviam registrado domínios com erros ortográficos comuns, visando capturar internautas desatentos que buscavam acessar o site oficial da campanha de Trump, donaldjtrump.com.

Um desses domínios, donalbjtrump.com, era uma cópia quase perfeita do site real. Embora a campanha de Trump utilize a plataforma de criptomoedas Coinbase para receber doações, alguns sites fraudulentos aparentavam usar portais semelhantes ao Coingate, outro processador de pagamentos em blockchain.

Golpistas tentam roubar criptomoedas de apoiadores de Trump

Rob Duncan, chefe de pesquisa da Netcraft, destacou que a forma como a campanha foi anunciada pode confundir os apoiadores. Afinal, “a campanha real está usando pagamentos da Coinbase em vez de criptomoedas diretas”. Isso torna mais difícil para os apoiadores diferenciarem os sites legítimos dos fraudulentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A criação de sites falsos se intensificou após a condenação criminal de Trump em 30 de maio. Na ocasião, ele foi acusado de 34 crimes de falsificação de registros comerciais. Após o veredicto, a campanha arrecadou mais de US$ 34 milhões em doações, uma oportunidade que os cibercriminosos estavam prontos para explorar.

“Criminosos aproveitam eventos atuais para basear seus golpes, atraindo pessoas interessadas e mais propensas a clicar em links,” explicou Duncan.

Apesar da sofisticação dos golpes, Duncan afirmou que, até o momento, nenhum dos sites fraudulentos parece ter obtido sucesso em roubar criptomoedas, possivelmente por serem relativamente novos. Contudo, ele alerta que esses ataques podem se tornar eficazes com o tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A campanha de Trump não respondeu aos pedidos de comentário sobre o assunto.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile