Publicidade

Governo indiano está fazendo campanha negativa sobre o mercado de criptoativos

Por Jorge Siufi
Fonte: Pixabay

O Governo indiano, um dos países com o maior número de investidores de moedas digitais, está fazendo campanha negativa sobre o mercado de criptoativos.

A campanha de conscientização da população local sobre os criptoativos visa mostrar a sua ilegalidade e os riscos de investir em criptoativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes locais acreditam que a campanha fará com que uma imagem negativa sobre o mercado criptográfico seja transmitida aos investidores.

O foco da campanha é mostrar à população que os criptoativos são ilegais na Índia.

O outro ponto que será abordado são os altos riscos que envolvem esse tipo de investimento, especialmente quando se trata de promessas de altos retornos financeiros.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Ruim para a comunidade dos ativos criptográficos

A comunidade dos criptoativos, principalmente as empresas do mercado, estão preocupados que essas ações das autoridades indianas.

Elas transmitirão uma imagem negativa do mercado, e não exprimem com clareza o seu potencial, usabilidade e tecnologia.

A iniciativa será implementada pela Autoridade de Educação e Proteção do Investidor, supervisionada pelo Ministério de Assuntos Corporativos da Índia, e poderão criar uma “luz ruim” sobre o mercado, disseram as fontes locais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta não é a primeira iniciativa tomada pelo governo indiano sobre o assunto.

A Autoridade Financeira já havia feito campanhas menores de forma repetida para a conscientização das pessoas sobre esquemas de pirâmide e outros tipos de crimes financeiros.

As empresas locais viam estas campanhas como úteis, entretanto, não vislumbravam campanhas mostrando o outro lado do mercado criptográfico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vipul Kharbanda, membro do Center for Internet and Community, acredita que se o governo indiano adotar uma abordagem mais pesada em relação aos ativos digitais estará cometendo um equívoco.

Kharbanda falou inclusive sobre uma possível proibição dos criptoativos no país, e que isso seria um grande retrocesso.

Ele citou como exemplo a China, que depois de banir os criptoativos continua tendo um mercado crescente, e que portanto foi um retrocesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governo tem o apoio do Banco Central indiano, que disse que as criptomoedas privadas impedem os bancos centrais de resolver problemas macroeconômicos.

Kharbanda citou esta posição do Banco Central e disse que isso não significa que os criptoativos sejam ilegais.

Legislação

Em meados de outubro do ano passado o Ministério das Finanças da Índia endureceu seu posicionamento em relação às empresas de blockchain, recusando-se a incluí-lo nos benefícios concedidos às empresas financeiras tradicionais e ao setor bancário.

O país não possui uma regulação completa sobre o mercado criptográfico, mas em março de 2022 o governo da Índia elevou a taxa de imposto sobre transações criptográficas para 30%.

E também introduziu uma dedução de 1% do imposto retido na fonte em todas as transações criptográficas.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile