Halving do Bitcoin resultará em mineração mais sustentável

Foto: Dall-E

O próximo halving do Bitcoin, previsto para semana que vem, pode levar a uma rede de mineração de Bitcoin mais verde, com o uso de fontes de energia mais sustentáveis.

Com as recompensas dos blocos de Bitcoin prestes a serem reduzidas de 6,25 BTC para 3,125 BTC, combinadas com um aumento contínuo na taxa de hash do Bitcoin, a lucratividade das empresas de mineração pode sofrer um impacto.

Isso pode levar os mineradores a buscarem uma maior eficiência de capital por meio de fontes de energia sustentáveis, de acordo com Matteo Greco, analista de pesquisa da Fineqia International.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa dinâmica obriga as empresas de mineração a otimizar a eficiência do capital e buscar fontes de eletricidade mais baratas, levando a um aumento do uso de energia renovável na mineração de BTC.”

Halving do Bitcoin e impacto na rede

O Bitcoin recebe críticas frequentes por seu alto consumo de energia e dependência de combustíveis fósseis. No entanto, mais de 54,5% do consumo de energia da rede Bitcoin tem sido alimentado por fontes de energia renovável desde o final de janeiro de 2024, de acordo com o Bitcoin ESG Forecast.

A mecânica de mineração do Bitcoin também está incentivando uma maior eficiência. Isso pode ser uma das principais razões para a rede se tornar cada vez mais sustentável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O mecanismo de recompensas de mineração de BTC inerentemente impulsiona uma maior eficiência a cada passo, aumentando a segurança da rede, reduzindo as emissões de carbono e promovendo a pesquisa de métodos sustentáveis de confirmação de blocos”, disse Grego.

Apesar da proibição da mineração de Bitcoin, a China ainda responde por cerca de 15% da taxa global de hash do Bitcoin.

“Não ocorre mais mineração off-grid baseada em carvão. É muito fácil de detectar, compete pela energia de base e interfere nos objetivos de emissão do governo central. Isso causou uma redução significativa da intensidade de emissões da mineração chinesa após a proibição.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em vez disso, os mineradores na China continental dependem principalmente de energia hidrelétrica. Essa forma de energia é abundantemente barata durante os meses úmidos. Por fim, o relatório apontou que uma quantidade significativa de participantes individuais está minerando Bitcoin com prejuízo. Isso porque querem converter o yuan em dólar.

“Eles convertem yuan chinês para ASICS e eletricidade, o que cria BTC, que convertem em USD. Muitos mineradores individuais estão dispostos a aceitar a redução da lucratividade simplesmente para ter um meio de converter Yuan em USD.”

Compartilhe este artigo
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile