A gestora de ativos digitais Hashdex deu mais um passo em sua proposta de oferecer um fundo negociado em bolsa (ETF) combinado de Bitcoin e Ether nos Estados Unidos.
Update: @hashdex has filed an S-1 for their Crypto Index ETF. Will start with just #Bitcoin & #Ethereum but can add other assets if and when approved by the SEC. https://t.co/W3uHyv9MYn pic.twitter.com/DFXouwu4IK
— James Seyffart (@JSeyff) July 24, 2024
Em 24 de junho, a empresa submeteu uma declaração de registro S-1 para seu ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index US, que rastreará certos ativos de criptomoedas no Nasdaq Crypto US Settlement Price Index.
- Leia também: Protocolo da Solana muda de nome para continuar vivo e anuncia planos para lançar stablecoin
Detalhes do ETF proposto
O ETF proposto pela Hashdex inicialmente incluirá apenas Bitcoin e Ether, mas a documentação sugere que outros ativos poderão ser adicionados no futuro, sujeitos a todas as aprovações necessárias.
A Hashdex indicou que, se qualquer outro ativo cripto se tornar elegível para inclusão no índice, a empresa mudará para uma estratégia de replicação amostral, mantendo apenas Bitcoin e Ether nas proporções determinadas pelo índice. Se aprovado hoje, o ETF teria um peso de 76,3% em Bitcoin e 23,7% em Ether.
Entre as criptomoedas listadas no Nasdaq Crypto US Settlement Price Index, que a Hashdex poderá incluir no ETF no futuro, estão Litecoin (LTC), Chainlink (LINK), Uniswap (UNI) e Filecoin (FIL). Os ativos Bitcoin e Ether seriam custodiados pela BitGo e Coinbase Custody, em contas segregadas para acionistas individuais.
Impacto e expectativas
Se ambas as aprovações forem concedidas, o ETF combinado de criptomoedas será permitido listar e negociar oficialmente, tornando-se o primeiro do gênero nos EUA.
A declaração de registro S-1 da Hashdex, que fornece detalhes sobre o título que o emissor pretende oferecer, chega aproximadamente cinco semanas após a empresa ter arquivado seu formulário 19b-4 em 18 de junho, reconhecido pelo regulador de valores mobiliários dos EUA no final de junho.
O lançamento bem-sucedido desse ETF poderia abrir caminho para outros produtos financeiros similares, proporcionando aos investidores uma maneira regulamentada e simplificada de acessar e investir em múltiplos ativos digitais por meio de um único veículo de investimento.